SóProvas


ID
466285
Banca
FGV
Órgão
OAB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Processual Civil - CPC 1973
Assuntos

Em um processo que observa o rito comum ordinário, o juiz profere decisão interlocutória contrária aos interesses do réu. É certo que, se a decisão em questão não for rapidamente apreciada e revertida, sofrerá a parte dano grave, de difícil ou impossível reparação. Assim sendo, o advogado do réu prepara o recurso de agravo de instrumento, cuja petição de interposição contém a exposição dos fundamentos de fato e de direito, as razões do pedido de reforma da decisão agravada, além do nome e endereço dos advogados que atuam no processo. A petição está, ainda, instruída com todas as peças obrigatórias que irão formar o instrumento do agravo. Contudo, o agravante deixou de requerer a juntada, no prazo legal, aos autos do processo, de cópia da petição do agravo de instrumento e do comprovante de sua interposição, assim como a relação dos documentos que instruíram o recurso, fato que foi arguido e provado pelo agravado.
Com base no relatado acima, assinale a alternativa correta a respeito da consequência processual decorrente.

Alternativas
Comentários
  • Art. 526, CPC, verbis: “O agravante, no prazo de 3 (três) dias, requererá juntada, aos autos do processo de cópia da petição do agravo de instrumento e do comprovante de sua interposição, assim como a relação dos documentos que instruíram o recurso.

    conforme o artigo 526, § único, do CPC, “O não cumprimento do disposto neste artigo, desde que argüido e provado pelo agravado, importa inadmissibilidade do agravo”.
  • Tenho dúvidas quanto ao gabarito dessa questão, já que não trouxe o fato de o agravado ter referido a não juntada da petição aos autos.
  • O gabarito está certo colega Abel. No final do enunciado o examinador menciona: "fato que foi arguido e provado pelo agravado".
    Literalidade do art. 526 do CPC.

    Sorte a todos.
  • E quanto à nova lei do agravo, qual seja,  a  Lei nº 12.322/2010, que dispensou a necessidade da instrumentalização por meio das cópias?
    Dúvidas.
  • Na questão cabe analisar o requisito de admissibilidade extrínsecos  que é o  da tempestividade.

    Cabendo ressaltar as prazo recursal em dobro:

    MP , Fazenda Publica -->art.188CPC
    Defensoria Publica --> lei 1060, art. 5,§5
    liticonsortes com advogados distintos --> art. 191, CPC
  • A Lei nº 12.322/2010 se refere apenas ao Agravo de Instrumento interposto contra decisão que não admite recurso extraordinário ou especial. A questão em lume trata do agravo geral, não fazendo qualquer especificação sobre a natureza da decisão impugnada. Logo, se aplicam as regras gerais do CPC!
  • A juntada de cópia do agravo de instrumento e documentos anexos não é uma faculdade da parte, o que torna incorreta a hipótese da letra A.
    O fato é que não será admitido o agravo de instrumento, conforme dispõe o art.526, parágrafo único, do CPC, de maneira que a alternativa correta é a letra B.
    Como o recurso de agravo de instrumento não será admitido, tampouco será caso de julgamento pelo Tribunal, o que afasta a letra C.
    A não juntada de cópia do agravo de instrumento no processo não é causa de litigância de má-fé, tampouco de extinção do processo, de maneira que está incorreta a alternativa D.
  • Vamos ao que interessa. Gabarito: B

  • Muito legal Jenilsa Alves....