SóProvas


ID
46798
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TermoMacaé
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária

No planejamento financeiro de uma empresa é ERRADO considerar, entre suas fontes de fundos, a(o)

Alternativas
Comentários
  • Muito pelo contrário, o pagamento de dividendos constitui uma despesa, na qual parte dos lucros é distribuída aos acionistas.Logo, a resposta é a letra E.
  • Caro Wander, discordo de você. Se distribuição de lucros é uma despesa deve constar no planejamento financeiro da empresa, assim como outras despesas / receitas que foram listadas entre as opções. Aumento de dívida é consequência das operações da empresa e estará automaticamente prevista se todas as receitas e despesas forem consideradas. Para mim alternativa a ser marcada é a Letra (B)
  • O comando da questao pede que sejam consideradas fontes de fundos, ou seja o que representa entrada de capital. Assim: a) venda de equipamentos. Esta se desfazendo de um ativo entranto o respectivo pagamento na empresa. b) aumento das dívidas. Contraindo dividas, a empresa esta captando recursos. c) aumento do capital. O aumento do capital social pode ser feito em dinheiro, podendo representar aumento dos recursos disponiveis. d) reinvestimento do lucro. O lucro poderia ser redistribuido, mas esta sendo reaplicado na empresa representando uma fonte. e) pagamento de dividendos. Com o pagamento de dividendos esta saindo recurso do caixa da empresa. Portando essa e a resposta ERRADA.
  • Acredito que essa questão dá pra acertar quando você esquece o planejamento estratégico
    e pensa somente do ponto de vista da criação de fundos.

    Pois jamais vi, estudando planjemanto estratégico, que adquirir dívidas seria saída mais viável
    para um bom desempenho organizacional.

    Agora pensando somente do lado da criação de fundos fica tranquilo marcar a letra E.
  • Pelo que venho estudando em Administração financeira, pude perceber que certa quantidade de endividamento é fundamental para toda organização. Primeiro, pelos benefícios fiscais que advêm da aquisição de dívidas e segundo pela necessidade de capital de giro.
    Mas tudo isso é bem complexo e deve ser bem pesado quando for posto em prática.
  • Só para constar e acabar com as dúvidas sobre a letra b)

    Pedro tinha três feijões e fora enganado, pois não conseguiu o seu fabuloso pé de feijão da sorte, porém as contas chegaram a casa dele; e,  como alternativa,

    foi a um banco e fez um  empréstimo a perder de vista, concordam que ele não tinha qualquer fundo, mas por meio do aumento da divida, ele conseguiu um valor para a quitação de suas contas.

    Para a empresa é a mesma coisa, ela as vezes contrai dividas para financiar a falta de caixa, calcula a TIR dos seus projetos e alavanca suas oportunidades, quando a hipotese de um retorno acima da taxa de atratividade é possível.

    att.

    adm. Júlio
  • Acabei de responder

    E é a letra (E) pagamento de dividendos