-
Serviço especializado em que sentido, formação especifica dos profissionais ou de complexidade de atendimento? Não entendi...
-
Não entendi porque está certa, alguém poderia explicar?
-
Como assim correto??? esta totalmente errada!!
-
Nesta questão e em outra anterior me parece que devemos julgar o entendimento da banca a cerca do tema. Só analisando desta forma a questão estará correta.
-
Deveria ser anulada, totalmente fora da lógica da AB.
-
A única possibilidade que pode haver seria considerar como atenção especializada a referência e contra referência, entretanto, a questão não deixa clara tal possibilidade, o que fragilidade o raciocínio de quem a responde.
Também julgo que deveria ser anulada.
-
O texto afirma corretamente que a atenção básica também é responsável pelo plano terapêutico da atenção especializada.
-
A prova é de 2008, a nova PNAB é de 2011. Talvez seja por isso, atualmente é certo afirmar que a lógica que embasa essas duas questões está incorreta.
-
Segundo a professora Andrea Paula, o PSF ou ESF trabalha nos três níveis de atenção à saúde (promoção, proteção e recuperação), ou seja, inclui desde a atenção básica até a especializada (alta complexidade). Contudo, não sei dizer se essa atenção deve se dar de fato nos postos e centros de saúde, como diz o enunciado. Não consegui encontrar informação sobre isso...
-
Tudo bem que os Postos e Centros de saúde sejam responsáveis por atividades voltadas a terapia e especializaçao, mas que eles serão responsáveis por TODO O PLANO terapêutico eu já duvido, pois poderão existir especialidades que as estruturas do CENTROS e POSTOS nao poderão atender como devem.
-
Errada.
Segundo o SUS DF os Módulos Assistenciais que são os Postos e Centros de Saúde= corresponde a resolutividade correspondente ao primeiro nível de referência (laboratório, radiologia SIMPLES, US obstétrica, psicologia, fisioterapia, ações de odontologia ESPECIALIZADA, leitos hospitalares). Contempla ações de saúde coletiva - vigilância sanitária e vigilância epidemiológica básicas.
Em relação ao plano terapêutico e especializado temos as Regiões de Saúde (Hospitais regionais) e os Pólos de Referência Distrital (Hospitais de referência).
-
A questão menciona os Postos de Saúde (PSF´s) responsáveis pelo atendimento primário, clínico geral por exemplo, e também cita os Centros de Saúde (postos de saúde com especialidades). Após passar no clínico geral, por exemplo, em um PSF, é iniciado a elaboração de um plano terapêutico, então, o indivíduo pode ser encaminhado para uma determinada especialidade em um Centro de Saúde, onde seu plano terapêutico será complementado pelas orientações do médico especialista. Portanto, as unidades básicas de saúde (PSF e Centros de Saúde) abrangem ações básicas e especializadas de saúde, como também, a elaboração do plano terapêutico de cada paciente. Isso não quer dizer que a hierarquização que nos traz a especialização no segundo e terceiro nível de atendimento não possa ocorrer, mas segundo o ciclo "normal" de atendimento à saúde, o primeiro nível também compreende as especializações.
-
Responsável por TODO plano terapêutico??? No campo da assistência terapêutica por exemplo, no caso do DF os medicamentos do componente especializado ficam a cargo das farmácias de alto custo, desvinculada dos centros de saúde e com procedimento próprios. Muitas vezes dependendo da patologia o tratamento não se completa na rede básica. Assim, fica difícil... entender o que o todo para cada um..
-
O programa de saúde da família inclui promoção a saúde, prevenção, proteção (cura) e recuperação. Se que é esse o "todo plano terapêutico" que a questão se refere?
-
Cespe como sempre com suas questões sem nexo!
-
A unidade de saúde da família é uma unidade pública de saúde destinada a realizar atenção contínua nas especialidades básicas, com uma equipe multiprofissional habilitada para desenvolver as atividades de promoção, proteção e recuperação, características do nível primário de atenção.
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cd09_16.pdf