SóProvas


ID
470356
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Uma característica importante do modelo macroeconômico clássico é a(o)

Alternativas
Comentários
  •      O modelo clássico parte do princípio que e a economia, quando em equilíbrio, apresenta pleno emprego dos recursos, não existindo desemprego voluntário; para que seja garantido o pleno emprego, tudo que é produzido gera uma demanda correspondente e por último, a poupança da sociedade é toda direcionada para investimentos (S = I).
         A um nível de emprego N, não há desemprego involuntário. Acima desse nível, a menor produtividade marginal do trabalho exige que o salário real diminua, abaixo de (W/P), pois, como esse nível de emprego é oferecido pelos trabalhadores somente a um nível de salário maior, diz-se que, nesse  caso ocorre desemprego voluntário.
          A concilição dos valores da poupança e dos investimentos é feita pela taxa de juros, sendo a poupança (S), função direta e o investimento (I), função inversa da taxa de juros (i).
         Na curva de oferta agregada clássica, para qualquer nível de preço, o salário nominal (W), ajusta-se para garantir o equilíbrio no mercado, sendo que, ocorrendo redução de preço e aumento do salário real, haverá da demanda de trabalho pelos empregadores, demanda essa que será meor do que a oferta de trabalho. A curva da oferta de trabalho é nesse caso, uma reta vertical.

    Portanto, a resposta correta é a letra c, já que a produdação é uma reta vertical, determinada exclusivamente pelos produtores, independente da demanda





     
  • (A) É a Curva LM horizontal (no caso clássico, ela é vertical, pois, no modelo clássico, os agentes têm perfeita informação sobre as movimentações econômicas
    (B) Todos os preços da economia são flexíveis (perfeitamente ajustáveis) para os clássicos
    (C) Correta (para complementar, até mesmo no caso keynesiano a produção é determinada pelo lado da oferta, de acordo com tudo aquilo que aprendemos na Teoria da Firma da Microeconomia)
    (D) No caso clássico, tudo está sempre em equilíbrio no longo prazo. O desequilíbrio é momentâneo, logo após um choque e dura só até as variáveis econômicas se ajustarem aos novos patamares.
    (E) quem tem problema de percepção dos preços são os agentes do modelo keynesiano. COmo dito na letra (A), no modelo clássico, os agentes têm perfeita informação sobre as movimentações econômicas.
  • Muito mimimi para responder uma questão simples. A questão fala sobre a Lei de Say: "A oferta cria sua própria demanda".