SóProvas


ID
47062
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O mecanismo de controle de acesso adequado para bloquear segmentos UDP e conexões FTP, em uma rede, é o(a)

Alternativas
Comentários
  • Somente uma Observação no enunciado que fala em Segmento UDP, o termo correto seria DATAGRAMA.
  • Essa questão caberia recurso não??firewall de pacotes analisa camada 3 do modelo OSI ,ou seja, datagrama, endereço IP e não segmentos UDP "camada 4"
  • Mas Paulo, no Firewall camada 3 também é possível bloquear o protocolo.Então, seria possível o bloqueio do UDP.Dê uma olhada no Iptables (firewall em Linux), nele fica bem fácil ver como se bloqueia um protocolo:http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Dominando-o-Iptables-%28parte-2%29/
  • a) False. De REGRA os IDS (SDI em português) são passivos. Somente escuta.b) True. Firewall de filtragem de pacote examinam a camada 2 e 3 do Modelo OSI. Conforme bem ensina Nakamura em seu livro de referência - "Segurança de Redes em Ambientes Corporativos".c) False. VPN não se aplica ao problema. Finalidade diferente.d) False. Gateway de aplicação é muito genérico, pode ser um qualquer coisa. proxy, firewall, nat, etc. Se não tivesse a opção B poderia ser esta.e) False. VLAN não se aplica ao problema. Finalidade diferente.
  • FTP, não é um protocolo da camada de aplicação?
    Então creio eu que seria necessário um gateway de aplicação para poder bloquear o protocolo em si.
  • Os Firewalls de Filtragem de Pacotes funciona com base nas ACL (Access Control List) que consiste num conjunto de regras de são lidas de cima para baixo, assumindo a primeira regra que casar com o pacote recebido/enviado. Através delas é possível, por exemplo:

    permit tcp any any eq 22 (permitir trafego TCP na porta 22)
    deny tcp from any to any 80 (impedir trafego TCP proveniente de qualquer host para qualquer outro da rede através da porta 80)
    permit udp any any eq 53 (permitir trafego UDP na porta 53)

    Obs.: Lembrando que ao final das ACLs tem um deny all.


    Fontes:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Access_Control_List
    http://www.networkexperts.com.br/index.php/tutoriais/8-cisco/31-lista-de-controle-de-acesso-acl.html
  • Achei essa questão meio estranha. Fiquei em dúvida entre as letras "b" e "d". Acabei marcando a letra "b" por ser mais específica, mas vejam que "gateway de aplicação" nada mais é do que o proxy, firewall em nível de aplicação ("Criptografia e segurança de redes - princípios e práticas - William Stallings - 4ª edição - página 449"). Acredito que um proxy também seja capaz de bloquear o que a questão chamou de segmentos UDP e conexões FTP. Justamente por ser um firewall mais sofisticado que o simples roteador de filtragem de pacotes, ele possui mais recursos que o seu predecessor e, portanto, é também adequado para executar o controle citado. Estou enganada?
  • Tb não vejo erro na letra D. Se alguém puder comentar....

    Obrigado!

  • O Gateway de aplicação opera na camada de transporte tb! (Remapeia até portas o danado - GW de circuito...entretanto o GW de aplicação nada mais é do que um GW de circuito com a capacidade de analisar o payload de dados).

    Segmentos UDP e conexões FTP ( apesar de o ftp pertencer à camada de aplicação, utiliza o tcp para fazer as conexões).