SóProvas


ID
47071
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

O pacote inteiro em uma extremidade VPN é criptografado - cabeçalho e dados. Nesse caso, os roteadores identificam o endereço-destino

Alternativas
Comentários
  • O pacote não pode ser completamente criptografado senão os roteadores no caminho jamais serão capazes de ler o endereço destino que fica no cabeçalho do pacote.
  • Este é o princípio do funcionamento do IPSec em modo Tunel. Todo o pacote IP é criptografado e autenticado e um cabeçalho externo é adicionado, sem criptografia.
  • a) False. Circuito Virtual não se aplica à TCP/IP, logo não se poderia fazer VPN sobre a maioria das redes do planeta. VPN se baseia em criptografia + tunelamento.b) False. Circuito Virtual não se aplica à TCP/IP, logo não se poderia fazer VPN sobre a maioria das redes do planeta. VPN se baseia em criptografia + tunelamento.c) False. VPN os pacotes são criptografados. Ademais, olha a redação furada deste item, quando vista com o enunciado.d) False. Realmente é através de um túnel, mas ele é estabelecido antes de iniciar a criptografia dos dados. É na criação do túnel que se troca as informações de qual algoritmo e chaves serão usadas para criptografar, como vou criptografar se não sei nem o algoritmo que o outro lado aceita?e) True. Perfeito, conforme comentários abaixo.
  • A questão trata exatamente do modo de operação TÚNEL em que todo o pct é criptografado - inclusiveo  cabeçalho IP original - sendo criado e adicionado um cabeçalho IP novo referente aos gateway ou roteadores presentes nas extremidades do tunel virtual. É importante dizer que nesse caso há uma proteção contra análise de tráfego uma vez que os endereços presentes no túnel são apenas dos gateway e não dos terminais usuários.

    Vi a a questão assim

  • Os modos do IPSec estão ilustrados abaixo:


    No modo de transporte, não se criptografa o cabeçalho IP, o que ocorre no modo túnel.