SóProvas


ID
47488
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Ciência Política
Assuntos

Ao identificar três tipos puros de dominação legítima, Max Weber afirmou que o tipo mais puro de dominação legal é aquele que se exerce por meio de um quadro administrativo burocrático. A seguir, são relacionadas algumas características da administração burocrática weberiana.

Identifique a opção falsa.

Alternativas
Comentários
  • A burocracia é sistema de dominação caracterizado pelo poder racional-legal. Weber reconhece outros dois tipos: tradicional e carismático. O primeiro é típico das monarquias e o segundo surge com líderes natos. Jesus, por exemplo. 
  • Ao falar em burocracia, temos que deixar de lado qualquer tipo de negociação entre funcionários e administração, pois nesse modelo burocrático de Weber o foco é na hierarquia e na definições de papéis, ou seja, a cúpula da administração planeja as ações governamentais, cabendo aos funcionários públicos apenas obedecer as ordem legais baseadas na hierarquia, não tendo poder nenhum de negociação.
    Abraços
  • Gabarito Letra D

    "Não podemos confundir Administração com Governo.  Considerando que a Administração é o aparelho de que o Governo dispõe para executar as políticas, tem-se que, nas organizações burocráticas. Não podemos incluir no quadro administrativo, em sentido estrito, os Ministros, por exemplo, pois os mesmos fazem parte do Governo, que é agente político, transitório".

    "Pelo que dizem, a ESAF adorava cobrar conceitos de Weber em suas provas, e acredito que ai esteja a solução da questão. Weber trabalhava com conceitos ideias, tipos puros que acabam não sendo encontrados na prática. Como a questão pede características da administração burocrática weberiana, eu pensaria nos conceitos esculpidos pelo autor. Para Weber, a dominação burocrática significava “ a tendência ao nivelamento no interesse da possibilidade de recrutamento universal a partir dos profissionalmente mais qualificados”, ou seja, deveria haver uma seleção com base na qualificação do funcionário, verificada mediante prova, a lotação dos cargos públicos seria feito por meio da impessoalidade, sob critérios de uma seleção racional".

    http://www.forumconcurseiros.com/forum/forum/disciplinas/administra%C3%A7%C3%A3o-p%C3%BAblica/109455-d%C3%BAvida-administra%C3%A7%C3%A3o-burocr%C3%A1tica

  • A questão procura a afirmativa que não pode ser associada à burocracia.

    A alternativa "A" está correta, já que a impessoalidade e o profissionalismo são princípios burocráticos. Muitos alunos ficaram com dúvida quanto à questão dos dirigentes nomeados para cargos de confiança. Notem que esses, apesar de serem compatíveis com a burocracia, não fazem parte do quadro administrativo, e sim do corpo dirigente.

    A "B" também está correta, já que a hierarquia é um conceito associado à burocracia.

    A "C" também está correta, já que a remuneração em pecúnia e a pensão estão associados ao princípio do profissionalismo burocrático.

    A "D" é falsa, uma vez que no modelo Weberiano a regulação das relações de trabalho se dá por meio do ESTATUTO, e não de acordos ou contratos.

    A "E" está correta, o servidor deve respeitar o Estatuto ou poderá ser penalizado.

    ➥ Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC – Vol 01 (Adm. Pública)