SóProvas


ID
477235
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Quanto à evolução do processo de urbanização no mundo, julgue
os próximos itens.

No Brasil, a inter-relação entre modernização e urbanização tem evidência nos intensos fluxos imigratórios para as cidades, em função do aumento da produção no setor primário da economia.

Alternativas
Comentários
  • Estranhei a palavra "imigratórios", já que esta significa migração internacional. 
  • Questão passível de recurso por conta do "imigração".

  • Questão com redação altamente questionável, nem tanto por conta do "imigração", como apontado pelo colegas, mas pelo fato de que nao se pode atribuir ao aumento da produção no setor primário, os intensos fluxos migratórios para as cidades

     

    Pois uma coisa não é consequencia da outra, ao contrário do que afirma a questão.

     

    Na verdade, tanto o aumento da produção no setor primário quanto os intensos fluxos migratórios para as cidades são igualmente consequencias de transformações ocorridas no campo, como a concentração fundiária e a modernização das técnicas produtivas.  

     

    Os intensos fluxos migratórios para as cidades têm como causas, além das já mencionadas, o aumento da participação do setor secundário da economia, que gera emprego nas cidades e a melhoria da infraestrutura das cidades.

     

    O aumento da produção do setor primário, por sí só, tem zero efeito repulsivo em relação ao campo. Ao contrário, teria um efeito atrativo, se as suas causas não estivessem ligadas à mecanização da produção no campo (O que não é abordado pela questão)

  • Rafael Almeida matou a pau!

    "No Brasil, a inter-relação entre modernização e urbanização tem evidência nos intensos fluxos migratórios para as cidades, em função, dentre outros fatores, do aumento da mecanização da produção no setor primário da economia "

    Qual a dificuldade de redigir assim, heim CESPE?

  • Se pode complicar pra que simplificar!

  • eu considerei a questao errada pelo fato de falar em imigraçao ao inves de migraçao, e tambem por mencionar setor primario ao inves de secundario, no caso de setor primario, da pra ter uma duplicidade de ideias, pois nao especificou ao certo se o aumento era na cidade ou no campo.

  • quando falar ''setor primário da economia'' sendo que onde contrinui no trabalho é o setor terciário, outro erro dessa questão;

  • deveria ser anulada

  • acho que se o termo usado fosse produtividade, eu não reclamaria. mas o aumento da produção não é equivalente. a questão não está mal redigida, está errada, mesmo!

  • Subjetividade da preula

  • considerei ERRADA pelo termo IMIGRATÓRIOS e não Migratório, para mim essa questão esta errada

  • Apesar da Banca considerar Certa, compartilho com os colegas que a questão está errada, pois Imigração quer dizer que indivíduos de outro país veio para o território nacional, o termo correto para questão seria migrantes: pessoas de outras regiões do país que migram de uma região para outra; além de que a menção de que tem aumento da produção no setor primário: setor primário é o setor relacionado a produção de matéria prima, na cidade há o aumento do setor secundário: Industrial, ou do terciário: comércio de bens e serviços.

  • ANULA!

  • CERTA.

    A questão exigiu conhecimento em Geografia da População, mais especificamente em urbanização e fluxos migratórios.

    O enunciado da questão aborda o processo de urbanização no mundo e nos pede para julgar o item em certo ou errado.

    Acerca do tema, Magnoli e Araújo (1996) retratam que:

    "A partir da década de 1930, impulsiona-se o processo de repulsão populacional na Região Nordeste, fazendo com que a busca por oportunidades de trabalho nos grandes centros urbanos deslocasse milhões de nordestinos. A distribuição no espaço brasileiro passa por grandes transformações a partir da década de 1940, com importantes deslocamentos de trabalhadores agrícolas, destacando-se a modernização da agricultura do Sudeste e a abertura de novas fronteiras agrícolas, o avanço da industrialização e, também, o elevado crescimento demográfico vegetativo da área rural do Nordeste."

    Acrescentando esse ponto de vista, o IBGE (2007) destaca que:

    "A atração exercida pelas áreas urbanas explica-se não só pela natureza da dinâmica econômica mas também pela evolução gradual na busca dos serviços públicos essenciais, como hospitais e educação, além de outros tipos de serviços."

    Em síntese, é importante entender que os fluxos migratórios que ocorreram no Brasil foram determinados pelos processos de modernização.

    Dessa forma, podemos considerar que o item está certo.

    Fonte: Estratégia Concursos