SóProvas


ID
478528
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-AC
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O meio ambiente é tema de crescente interesse global, regional e
nacional. A Amazônia, região fundamental ao equilíbrio de poder
e econômico na América do Sul, é objeto crescente de
preocupação. A respeito deste tema, julgue os itens a seguir.

A Amazônia brasileira, embora geograficamente vinculada às partes amazônicas dos países vizinhos, é região com particularidades geográficas que a diferencia radicalmente dessas outras partes.

Alternativas
Comentários
  • O erro da questão está em diferencia radicalmente das outras partes. Logicamente existem diferenças entre as diversas regiões amazônicas, mas dizer que a mudança é radical é um pouco exagerado. Em questões de certo e errado sempre desconfie de verdades absolutas.
  • Questão Errada

    Apesar dos diferentes problemas sociais enfrentados nas porções de Amazônia de diferentes países, devido a governos diferentes, isso não implica dizer que geograficamente essas regiões sejam diferentes, já que independente das fronteiras, compõem uma mesma biodiversidade.
  • A Amazônia é a maior região florestal e hidrográfica do mundo. Ocupa grande parte hemisfério setentrional da América do Sul, correspondendo a parte brasileira a 42% do território nacional.
    Estende-se das margens do Oceano Atlântico no leste, até o sopé da Cordilheira dos Andes no oeste. Espalha-se pelas Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia, perfazendo mais de 6 milhões de km2.
    O vale amazonense é, ao sul, ainda abastecido pelos rios que descem do Planalto Central brasileiro e dos que vêm da região das Guianas ao norte, e pelos filetes de água gelada que se desprendem da "corcova andina", fazendo com que termine por assumir - como constatou o geólogo americano C.F. Marbut, que visitou-o em 1923 -, a forma de um leque, pelo qual escorre 1/5 da água doce do planeta.
    Apesar da Amazônia ser uma região que passa por outros países e ter uma enorme biodiversidade a Amazônia brasileira não é radicalmente diferente das outras partes.

    Os diversos governos, brasileiros e vizinhos, até hoje procuram integra-la promovendo sua ocupação, tanto por garimpeiros, por extrativistas, por sertanejos, criadores de gado ou empresas de mineração. O resultado disso são as intensas queimadas, ou coivaras, antigo método indígena de limpar o terreno para a lavoura. Do Mato Grosso à Roraima a fumaça toma conta dos ares e, por vezes, escapa completamente ao controle.




    http://educaterra.terra.com.br/voltaire/500br/amazonia.htm