SóProvas


ID
481990
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Acerca dos novos estudos que apontam para os tipos de causas
do absenteísmo no trabalho, julgue os itens seguintes.

O sentimento de mal-estar no trabalho e os conflitos com o estilo de liderança são apontados como fatores irrelevantes na determinação das causas do absenteísmo no trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Primeiramente
    O termo absenteísmo (português brasileiro) ou absentismo/absenteísmo (português europeu)1 é usado para designar as ausências dos trabalhadores no processo de trabalho ou estudantes nas escolas, seja por falta ou atraso, devido a algum motivo interveniente.
    Agora na questao, 

    O sentimento de mal-estar no trabalho e os conflitos com o estilo de liderança são apontados como fatores irrelevantes na determinação das causas do absenteísmo no trabalho.
    Estes 2 fatores(senteminto de mal estar e os conflitos de lideranca) sao totalmente relavantes, imagina vc trabalhar todo dia tendo que aturar um chefe do qual vc nao concorda com suas atitudes.
  • Questao: ERRADA.
    As principais causas de abesteísmo são: doença efetivamente comprovada e não comprovada, razoes diversas de caráter familiar, atrasos involuntários ou por motivos de força maior, faltas voluntárias por motivos pessoais, dificuldades e problemas finaceiros, problemas de transporte, baixa motivação para trabalhar, supervisão precária da chefia, polítivas inadequadas da chefia( Souto, 1980).
     
    Espero ter ajudado!

    Fonte: http://www.aedb.br/seget/artigos06/898_Seget_Izidro%20Penatti.pdf.
  • ERRADA!

     

    De todos os conceitos sobre absenteísmo o que melhor o exemplifica é baseado no conceito de Deczka e Traebert apud Chiavenato (1994, p. 12) de que o absenteísmo, absentismo ou ausentismo corresponde à soma dos períodos em que os empregados da organização se encontram ausentes e estas ausências não são motivadas por desemprego, doença prolongada ou licença legal.

     

    Para Ribeiro (2005, p. 14), o absenteísmo é a ausência no trabalho por qualquer que seja o motivo. Milkovich e Boudreau (2000, p. 22), definem o absenteísmo como sendo a frequência e/ou duração de tempo em que um empregado não vem trabalhar.

     

    Para Marras (2000, p. 57), absenteísmo é o montante de faltas no trabalho, assim como, atrasos e saídas antecipadas acontecidas durante um determinado período. Dependem de fatores intrínsecos e extrínsecos ao trabalho, que podem ser doenças, acidentes, responsabilidades familiares e problemas com transportes.


    http://www.webartigos.com/artigos/absenteismo-nas-organizacoes/35208/

  • Lucas Marques, foi  direto ao ponto. 

  • Gabarito Errado.

    As doenças, os conflitos familiares e os baixos salários geralmente contribuem para as ausência no trabalho (Maslow ?).

  • Eu mesmo pedi as contas da iniciativa privada por trabalhar em um ambiente horrível rsrs...

  • Irrelevante me pegou!

     

  • Irrelevante.

     

    Muita atenção na leitura! Avante!