SóProvas


ID
481999
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Acerca dos novos estudos que apontam para os tipos de causas
do absenteísmo no trabalho, julgue os itens seguintes.

Constituem limitações inevitáveis e consideradas causas extrínsecas que levam ao absenteísmo as doenças, os acidentes, as responsabilidades familiares e os problemas de transporte.

Alternativas
Comentários
  • O que é o Absenteísmo? (a explicacao abaixo fala por si so)

    O termo absenteísmo ou absentismo é usado para designar a ausência ao trabalho por qualquer razão: doenças, acidentes de trabalho, direitos legais (doação e sangue, licença maternidade, etc.), fatores sociais (doença de parentes, por exemplo), fatores culturais extra ou intra-empresariais (emendar feriados, copa do mundo, feriados religiosos não oficiais, legalização de uma falta gerada por outra motivação não relacionada à saúde, etc.).

    Por outro lado, o absenteísmo pode estar demonstrando uma rejeição ao trabalho, insatisfação com o salário, com as políticas da empresa, com as condições de trabalho e ainda pode estar diretamente ligado a problemas de ordem social, financeira ou emocional.

  • Oxii... desde quando os problemas de transporte são inevitáveis??
  • Falta de clareza: Doenças decorrentes do trabalho ou não, acidentes no trabalho ou fora dele ?
  • Constituem limitações inevitáveis e consideradas causas extrínsecas que levam ao absenteísmo as doenças, os acidentes, as responsabilidades familiares e os problemas de transporte.

    Não acredito que eles colocaram essa questão como correta! Não concordo e não concordarei jamais!

    Pelo que eu entedi a questão diz que as doenças, os acidentes, as responsabilidades familiares (?) e os problemas de transportes são 
    limitações que a gente não pode controlar. 
    Mas eu posso evitar uma possível doença sim por meio de uma alimentação saudável e praticando exercício sim.
    Eu posso evitar um acidente sendo prudente no trânsito, por exemplo.
    Eu posso evitar problemas de transporte saindo de casa com mais antecedência.

    Questão esquisita.
  • No que tange às causas, o absenteísmo foi classificado em três grupos:
     
    1. Causas intrínsecas – aquelas relacionadas à natureza e condições do  trabalho, refletindo diretamente na satisfação do trabalhador. Podem ser decorrentes da sobrecarga e característica do trabalho, exaustão física, supervisão ineficiente, falta de controle, dentre outras. 
    2. Causas extrínsecas – aquelas relacionadas às políticas de pessoal (chefias condolentes com os faltosos; falta de canais de comunicação com a administração; baixos salários e condições de trabalho etc.). 
    3. Causas de personalidade – que estão relacionadas ao comportamento do trabalhador (trabalhador com problemas pessoais e/ou familiares; dependentes químicos; hipocondríacos, desmotivados; com dificuldade de conviver em grupos, que criam conflitos, etc.). 
  • Correta

    Vi alguns comentários falando que vários desses motivos são "evitáveis". Não concordo... Você pode tentar evitá-los, mas não pode garantir a sua não ocorrência. Veja:

    Doenças - utilizando do comentário da companheira acima, é possível evitar várias doenças com uma alimentação saudável. Mas você pode estar andando na rua a caminho de seu trabalho e ser picado pelo mosquito da dengue e ficar hospitalizado. Ou desenvolver um câncer, afinal, nem toda a boa alimentação do mundo tem como garantir que você nunca o desenvolverá... Em suma, você tenta, se previne, mas é impossível garantir que nunca ficará doente e por isso é considerado algo inevitável.

    Acidentes - como o próprio nome diz, são situações completamente imprevistas. Você pode tentar tomar cuidado, mas um tombo na rua em um dia de chuva pode quebrar seu braço, por exemplo. Você TENTOU evitar, mas mesmo assim ocorreu... logo, foi inevitável.

    Resposabilidades Familiares - A doença de seu filho ou esposa, ou um acidente com os mesmos, que venha a exigir sua presença em um hospital ou em casa são bons exemplos de situação inesperadas, inevitáveis relativas ao absenteísmos e extrínsicas a vontade do servidor.

    Problemas de transporte - você pode sair mais cedo de casa, deixar o carro sempre em ótimas condições, usar moto para não pegar tanto engarrafamento... Você pode tentar evitar os problemas de transpote. Mas em uma rua importante para a sua passagem pode estar alegada, te impossibilitando de chegar ao local; você pode bater ou alguém pode bater em você... mais uma vez, questões imprevistas e também inevitáveis de sua parte.

    Bem... essa é, claro, minha opinião. O que não quer dizer que eu esteja certo.
  • Uai, de acordo com o comentário da Daiane, responsabilidades familiares é causa de personalidade e não causa extrínseca como diz a questão. Será que essa questão não foi anulada ou é passível de anulação?

  • As causas extrínsecas sempre serão incontroláveis  

  • Errei por achar que "acidente" se referia a acidente de trabalho e por isso não seria causa extrínseca.

  • causas extrínsecas: causas externas

  • CERTO

    Pessoal, se formos fazer esta análise de cenários com base na Matriz SWOT, devemos considerar que as variáveis extrínsecas à Organização são imprevisíveis e incontroláveis.(Oportunidades e ameaças). Já as variáveis intrínsecas à organização são relativamente previsíveis e controláveis.(Forças e fraquezas).

    Veja outra questão, na mesma prova:

    CESPE/TRT5/2008/AJ

    O absenteísmo pode decorrer do desejo de afastar-se de situações indesejáveis no trabalho, do estresse do local, das relações entre colegas, consideradas causas incontroláveis.

    ERRADO

    Espero ter ajudado.