SóProvas


ID
4826023
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Como critério de fiscalização para que um fornecimento de argamassa industrializada não seja rejeitado, o percentual máximo de variação na massa das argamassas industrializadas fornecidas em sacos menores de 25 kg, em relação à massa indicada, é

Alternativas
Comentários
  • NBR 13281/05 Argamassa para assentamento e revestimento de paredes e tetos - Requisitos

    8 Aceitação e Rejeição

    8.1.4 Argamassas industrializadas fornecidas em sacos contendo mais de 25 kg, com variações na massa

    superiores a 1% em relação à massa indicada, devem ser rejeitadas. Para embalagens menores, a tolerância de massa é de 2%, devendo ser rejeitados os sacos contendo variações maiores que essa tolerância. Se a massa média de sacos de mesma capacidade em qualquer embarque, obtida pela pesagem de 30 unidades tomadas ao acaso, for menor do que a massa indicada em cada embalagem, todo o embarque deve ser rejeitado.

    Gabarito: A

  • Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre argamassas.


    Argamassa é o nome dado para a mistura e cimento, agregado miúdo, água e, em alguns casos, cal hidratada, adições e/ou polímeros. A mesma tem diversos usos na construção civil, dentre os quais destacam-se:


    - A união de blocos na alvenaria;

    - O revestimento de paredes e tetos;

    - O rejuntamento de calçadas e revestimentos;

    - Impermeabilização de superfícies;

    - O emboçamento de elementos do telhado.


    A ABNT NBR 13281 (2005) consiste na norma técnica que estabelece requisitos para argamassas destinados ao assentamento do revestimento de paredes e tetos. Tal norma trata sobre critérios de aceitação e rejeição em seu item 8, estabelecendo, dentre outras coisas, que:


    Argamassas industrializadas fornecidas em sacos contendo mais de 25 kg, com variações na massa superiores a 1% em relação à massa indicada, devem ser rejeitadas. Para embalagens menores, a tolerância de massa é de 2%, devendo ser rejeitados os sacos contendo variações maiores que essa tolerância. Se a massa média de sacos de mesma capacidade em qualquer embarque, obtida pela pesagem de 30 unidades tomadas ao acaso, for menor do que a massa indicada em cada embalagem, todo o embarque deve ser rejeitado."


    Portanto, a tolerância de massa é de 2% em relação à massa indicada para sacos menores de 25 kg. Logo, a alternativa A está correta.


    Gabarito do professor: Letra A.