SóProvas


ID
4828654
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
ALEPI
Ano
2020
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Giovanni Battista Líbero Badaró era um jornalista, político e médico formado pelas universidades de Turim e Pávia, na Itália. Ele chegou ao Brasil em 1826, estabelecendo-se em São Paulo, filiou-se à corrente liberal e participou de lutas políticas ligadas à independência. Líbero Badaró, que foi assassinado em 20 de novembro de 1830, publicou um jornal que defendia a liberdade de imprensa, lançava críticas ao Bispo, ao Ouvidor e ao Presidente da Província. Dentre as opções abaixo, marque aquela que corresponde ao periódico publicado pelo jornalista citado.

Alternativas
Comentários
  • O Observador Constitucional foi um periódico publicado na cidade de São Paulo, no Brasil, no contexto da crise do Primeiro Reinado.

    Segundo jornal impresso editado na então Província de São Paulo, era seu editor o médico italiano Giovanni Battista Libero Badarò. De linha editorial liberal, circulou entre 1829 e 1832.

    Comentou os acontecimentos da Revolução de 1830, em Paris, exortando os brasileiros a seguirem o exemplo, o que causou uma onda de agitação liberal não só na Província, mas na do Rio de Janeiro, da Bahia e de Pernambuco.

    O jornalista foi assassinado por um tiro de pistola, na noite de 20 de novembro de 1830, na rua que hoje leva seu nome. O Observador Constitucional dedicou a sua edição de 26 de novembro à morte de seu criador. O opinião pública atribuiu o mando do crime ao próprio Imperador, o que causaria ainda maior desgaste à sua imagem e que culminaria, no início do ano seguinte, na sua renúncia.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Observador_Constitucional