SóProvas


ID
48313
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Em relação a estrutura, conteúdo e classifi cação das contas patrimoniais, julgue os itens que se seguem e marque, com V para os verdadeiros e F para os falsos, a opção que corresponde à seqüência correta.

I. No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos: ativo circulante; ativo realizável a longo prazo; ativo permanente, dividido em investimentos, imobilizado, intangível e diferido.

II. O patrimônio líquido pode ser dividido em capital social, reservas de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados.

III. No ativo imobilizado, serão registrados os direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da companhia ou da empresa ou exercidos com essa fi nalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfi ram à companhia os benefícios, riscos e controle desses bens.

IV. Serão classifi cadas como reservas de capital as contas que registrarem o produto da alienação de partes benefi ciárias e bônus de subscrição, o prêmio recebido na emissão de debêntures e as doações e as subvenções para investimento.

V. Serão classifi cadas como ajustes de avaliação patrimonial, enquanto não computadas no resultado do exercício em obediência ao regime de competência, as contrapartidas de aumentos ou diminuições de valor atribuído a elementos do ativo e do passivo, em decorrência da sua avaliação a preço de mercado.

Alternativas
Comentários
  • Serão classificadas como reservas de capital as contas que registrarem o produto da alienação de partes beneficiárias e ágio/prêmio na emissão de ações.
  • Observação: Na época a questão teve a alternativa "b" como correta, hoje, devido ás novas alterações na lei das SA'S, não teria resposta correta.

    a) FALSA (art. 178, paragrafo 1, I e II) NOVA ALTERAÇÃO
    No balanço, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da companhia.
    § 1º No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos:
     I – ativo circulante; e
    II – ativo não circulante, composto por ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível

    b) VERDADEIRA (art 178, paragrafo 2, III)
    III-patrimônio líquido, dividido em capital social, reservas de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados

    c) VERDADEIRA (art179, IV)
    IV – no ativo imobilizado: os direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da companhia ou da empresa ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram à companhia os benefícios, riscos e controle desses bens

    d) FALSA (art182, PARAGRAFO 1, 'a' e 'b')

    § 1º Serão classificadas como reservas de capital as contas que registrarem:
    a) a contribuição do subscritor de ações que ultrapassar o valor nominal e a parte do preço de emissão das ações sem valor nominal que ultrapassar a importância destinada à formação do capital social, inclusive nos casos de conversão em ações de debêntures ou partes beneficiárias;
    b) o produto da alienação de partes beneficiárias e bônus de subscrição;
    c) (revogada)
    d) (revogada).

    e) FALSA (art. 182, paragrafo 3) NOVA ALTERAÇÃO
    § 3o  Serão classificadas como ajustes de avaliação patrimonial, enquanto não computadas no resultado do exercício em obediência ao regime de competência, as contrapartidas de aumentos ou diminuições de valor atribuídos a elementos do ativo e do passivo, em decorrência da sua avaliação a valor justo, nos casos previstos nesta Lei ou, em normas expedidas pela Comissão de Valores Mobiliários, com base na competência conferida pelo § 3o do art. 177 desta Lei