Conforme o Manual (2018, p. 20-21):
A impessoalidade decorre de princípio constitucional (Constituição, art. 37), e seu significado remete a dois aspectos: o primeiro é a obrigatoriedade de que a administração pública proceda de modo a não privilegiar ou prejudicar ninguém, de que o seu norte seja, sempre, o interesse público; o segundo, a abstração da pessoalidade dos atos administrativos, pois, apesar de a ação administrativa ser exercida por intermédio de seus servidores, é resultado tão-somente da vontade estatal.
Não se trata somente do correto emprego deste ou daquele pronome de tratamento para uma autoridade de certo nível, mais do que isso: a formalidade diz respeito à civilidade no próprio enfoque dado ao assunto do qual cuida a comunicação.
A digitação sem erros, o uso de papéis uniformes para o texto definitivo, nas exceções em que se fizer necessária a impressão, e a correta diagramação do texto são indispensáveis para a padronização.
Gab. D
Brasil. Presidência da República. Casa Civil. Manual de redação da Presidência da República. 3. ed., rev., atual. e ampl. Brasília: Presidência da República, 2018. Disponível em: http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/manual-de-redacao.pdf
Esta
é uma questão que exige do candidato conhecimento referente aos atributos da redação oficial.
As
correspondências oficiais têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais
pelos órgãos da Administração Pública entre si e com particulares. Desse modo, para
garantir que elas sejam compreendidas por todo e qualquer cidadão, o
manual de redação estabelece sete atributos fundamentais que um texto
precisa ter. São eles: clareza e precisão; objetividade; concisão; coesão
e coerência; impessoalidade; formalidade e padronização; e uso da norma
culta padrão da língua portuguesa.
Tendo conhecimento dessa informação, já é possível identificar que a integração, proteção, inovação, pessoalidade e planificação, que foram citadas nas letras A, B e C, não são características da redação oficial e, portanto, a única alternativa que pode responder este item é a letra D - impessoalidade / formalidade / padronização.
Gabarito do Professor:
Letra D.