SóProvas


ID
4831963
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara de Apucarana - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

O objetivo principal da maioria das entidades do setor público é prestar serviços à sociedade, em vez de obter lucros e gerar retorno financeiro aos investidores. Consequentemente, o desempenho de tais entidades pode ser apenas parcialmente avaliado por meio da análise da situação patrimonial, do desempenho e dos fluxos de caixa. Os Relatórios Contábeis de Propósito Geral das Entidades do Setor Público (RCPGs) fornecem informações aos seus usuários para subsidiar os processos decisórios e a prestação de contas e responsabilização (accountability). Portanto, os usuários dos RCPGs das entidades do setor público precisam de informações para subsidiar as avaliações de algumas questões, tais como:

I - Se a entidade prestou seus serviços à sociedade de maneira eficiente e eficaz.
II - O retorno financeiro e avaliação da idoneidade e a conduta do governo.
III - Quais são os recursos atualmente disponíveis para gastos futuros, e até que ponto há restrições ou condições para a utilização desses recursos.
IV - A extensão na qual a carga tributária, que recai sobre os contribuintes em períodos futuros para pagar por serviços correntes, tem mudado.

De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Trata-se da evidenciação de informações exigidas pela NBC TSP Estrutura Conceitual.

    Considerações iniciais:

    Segundo o item 2, "O objetivo principal da maioria das entidades do setor público é prestar serviços à sociedade, em vez de obter lucros e gerar retorno financeiro aos investidores. Consequentemente, o desempenho de tais entidades pode ser apenas parcialmente avaliado por meio da análise da situação patrimonial, do desempenho e dos fluxos de caixa. Os RCPGs fornecem informações aos seus usuários para subsidiar os processos decisórios e a prestação de contas e responsabilização (accountability). Portanto, os usuários dos RCPGs das entidades do setor público precisam de informações para subsidiar as avaliações de algumas questões, tais como:

    → se a entidade prestou seus serviços à sociedade de maneira eficiente e eficaz;

    → quais são os recursos atualmente disponíveis para gastos futuros, e até que ponto há restrições ou condições para a utilização desses recursos;

    → a extensão na qual a carga tributária, que recai sobre os contribuintes em períodos futuros para pagar por serviços correntes, tem mudado; e

    → se a capacidade da entidade para prestar serviços melhorou ou piorou em comparação com exercícios anteriores". 

    ➤ Avaliação das alternativas: Assinale a alternativa CORRETA.

    O item I está CORRETO. A prestação de serviços à sociedade de maneira eficiente e eficaz é uma informação útil aos usuários e devem ser evidenciadas pela pela NBC TSP Estrutura Conceitual.

    O item II está INCORRETO. O retorno financeiro não é o objetivo do setor público.

    O item III está CORRETO. Os recursos atualmente disponíveis para gastos futuros, e até que ponto há restrições ou condições para a utilização desses recursos são informações úteis aos usuários e devem ser evidenciadas pela pela NBC TSP Estrutura Conceitual.

    O item IV está CORRETO. A extensão na qual a carga tributária, que recai sobre os contribuintes em períodos futuros para pagar por serviços correntes, é uma informação útil aos usuários e devem ser evidenciadas pela pela NBC TSP Estrutura Conceitual.

    Por fim, os itens I, III e IV estão CORRETOS.

    Gabarito: Letra B.

  • GABARITO "B"

    NBC TSP - Estrutura Conceitual

    2.Os RCPGs fornecem informações aos seus usuários para subsidiar os processos decisórios e a prestação de contas e responsabilização (accountability). Portanto, os usuários dos RCPGs das entidades do setor público precisam de informações para subsidiar as avaliações de algumas questões, tais como:

    (a) se a entidade prestou seus serviços à sociedade de maneira eficiente e eficaz;

    (b) quais são os recursos atualmente disponíveis para gastos futuros, e até que ponto há restrições ou condições para a utilização desses recursos;

    (c) a extensão na qual a carga tributária, que recai sobre os contribuintes em períodos futuros para pagar por serviços correntes, tem mudado; e

    (d) se a capacidade da entidade para prestar serviços melhorou ou piorou em comparação com exercícios anteriores.