SóProvas


ID
483244
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Quanto à intercorrência de situações emergenciais em clínica
odontológica, julgue os itens subseqüentes.

Os sinais e sintomas de superdosagem de adrenalina e outros vasopressores são elevação aguda da pressão sanguínea primeiramente diastólica, freqüência cardíaca elevada, sudorese, tremor, tonteira e palidez.

Alternativas
Comentários
  • Eleva pressão sistólica e não diastólica

  • Segundo Malamed, há uma discreta elevação da pressão sistólica primária
  • As manifestações clínicas da sobredosagem da adrenalina (vasoconstritor) são similares em muitas formas a uma resposta de ansiedade aguda. A maioria dos sinais e sintomas de uma resposta de ansiedade aguda são produzidos pela liberação de grandes quantidades de catecolaminas endógenas (adrenalina e noradrenalina) pela medula adrenal. Assim como em todas as reações de sobredosagem aos medicamentos, os sinais e sintomas clínicos estão relacionados à farmacologia normal do medicamento administrado.

    O paciente pode reportar alguns sintomas como “meu coração está palpitando” ou “eu me sinto nervoso”. Sinais de sobredosagem da adrenalina incluem um aumento acentuado da pressão sanguínea especialmente a sistólicae da frequência cardíaca. A elevação da pressão sanguínea cria um risco potencial, especialmente quando precedida de injeção intravascular acidental. A overdose por adrenalina pode ainda produzir hemorragia cerebral e arritmia cardíaca.

    As reações de overdose por adrenalina são transitórias, a fase aguda raramente dura por mais do que poucos minutos; todavia, o paciente pode se sentir cansado e deprimido (lívido) por um prolongado período de tempo após o episódio. A duração normalmente curta de uma reação à adrenalina está relacionada com a rápida biotransformação do fármaco.