SóProvas


ID
4833025
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Morro Agudo - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A promoção da saúde exije uma articulação e atuação conjunta sobre os determinantes sociais de saúde entre os quais, educação, saneamento básico, habitação, renda, trabalho, alimentação, meio ambiente, acesso a bens e serviços essenciais, lazer, entre outros. Esse é o conceito de

Alternativas
Comentários
  • alguem me explica porque é a alternativa E?

  • Humanização - é o conjunto de valores, técnicas, comportamentos e ações que, construídas dentro de seus princípios, promovem a qualidade das relações entre as pessoas nos serviços de saúde. Alternativa A está errada. 

    Democratização - é tornar a saúde acessível para todos, é popularizar o acesso a saúde. Alternativa B está errada. 

    Interlocução - é a comunicação entre duas partesAlternativa C está errada. 

    Equidade - é reconhecer que todos precisam de atenção levando em consideração as necessidades de grupos específicos e atuando para reduzir o impacto das diferenças. Alternativa D está errada. 

    Intersetorialidade- é a articulação e atuação conjunta sobre os determinantes sociais de saúde entre os quais, educação, saneamento básico, habitação, renda, trabalho, alimentação, meio ambiente, acesso a bens e serviços essenciais, lazer, entre outros. Alternativa E está correta. 

     

     

    Gabarito do Professor: Letra E 

     
  • Resposta E.

    Intimamente relacionada à vigilância à saúde e a um movimento de crítica à medicalização do setor, a promoção de saúde supõe uma concepção que não restrinja a saúde à ausência de doença, mas que seja capaz de atuar sobre seus determinantes. Incidindo sobre as condições de vida da população, extrapola a prestação de serviços clínico-assistenciais, propondo ações intersetoriais que envolvam a educação, o saneamento básico, a habitação, a renda, o trabalho, a alimentação, o meio ambiente, o acesso a bens e serviços essenciais, o lazer, entre outros determinantes sociais da saúde.5.

    Fonte: https://www.conass.org.br/promocao-da-saude/

  • Os 3 pilares para as políticas em relação aos DSS: informação (evidências científicas), intersetorialidade (os setores se ajudam) e participação (ampla participação social). [PELLEGRINI FILHO, 2013].