Comprimir dados destina-se também a retirar a , baseando-se que muitos dados contêm informações redundantes que podem ou precisam ser eliminadas de alguma forma. Essa forma é através de uma regra, chamada de código ou protocolo, que, quando seguida, elimina os bits redundantes de informações, de modo a diminuir seu tamanho nos ficheiros. Por exemplo, a sequência "AAAAAA" que ocupa 6 , poderia ser representada pela sequência "6A", que ocupa 2 bytes, economizando 67% de espaço.
- Além da eliminação da redundância, os dados são comprimidos pelos mais diversos motivos. Entre os mais conhecidos estão economizar espaço em dispositivos de armazenamento, como , ou ganhar desempenho (diminuir tempo onde acontece essas transmissões) em transmissões.
- 2.Embora possam parecer sinônimos, compressão e compactação de dados são processos distintos. A compressão, como visto, reduz a quantidade de bits para representar algum dado, enquanto a compactação tem a função de unir dados que não estejam unidos. Um exemplo clássico de compactação de dados é a desfragmentação de discos.
Trata-se de uma questão sobre compressão de dados.
O comando da questão pergunta o que é eliminado para se obter a compactação sem perdas.
Vamos para as alternativas.
A) Errada. O programa compactador não tem capacidade de identificar o que seria uma informação desnecessária ou não, do ponto de vista técnico, tudo é dado, quem vai dizer se é desnecessário ou não é o usuário.
B) Certa. Os dados redundantes, ou seja, mesmo dado salvo em mais de um local, é eliminado no processo de compactação sem perdas.
C) Errada. Sendo o dado irrelevante, ele não afetaria o tamanho final do arquivo comprimido, e a compressão não serviria de nada.
D) Errada. Metadados, cabeçalhos, comentários, podem até ser comprimidos, mas eles ocupam muito pouco espaço de forma que a compactação quase que não surtiria efeito.
E) Errada. Sequência randômica se fosse eliminada numa compactação, como que ela seria restaurada no processo de descompactação?
Gabarito do Professor: Letra B.