SóProvas


ID
4836772
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2020
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

Lea el siguiente título de un informe.


La educación financiera ya es obligatoria por ley, pero todavía no se aplica en las secundarias


(https://www.infobae.com/educacion/2020/02/24/la-educacion-financiera -ya-es-obligatoria-por-ley-pero-todavia-no-se-aplica-en-las-secundarias/)


La conjunción pero y el adverbio todavía que aparecen correlativos en la misma secuencia son equivalentes, respectivamente, a

Alternativas
Comentários
  • Entre as línguas espanhola e portuguesa existem diferenças sutis, mas que podem causar bastante confusão. Uma delas refere-se a um grupo de palavras que parecem muito com aquelas do nosso vocabulário, porém têm sentidos diferentes – são os falsos cognatos. Para responder adequadamente a esta questão, era necessário retomar os sentidos de “pero" e “todavía" (respectivamente, uma contraposição de ideias e uma ideia associada à duração de tempo) além de identificar, dentre as opções A a E, quais eram os falsos cognatos, o que já eliminaria as opções inadequadas. Em seguida, o(a) candidato(a) deveria comparar as respostas restantes em busca daquela que de fato refletisse um sinônimo da conjunção e do advérbio cobrados.
     

    A) Sin embargo geralmente é associado a ideias contrárias, o que o classifica como sinônimo de pero. Además, por outro lado, inclui uma ideia, não trazendo um sentido temporal à oração. INCORRETA.

    B) No obstante geralmente é associado a ideias contrárias, o que o classifica como sinônimo de pero. Aún é uma palavra associada a uma ideia de tempo que também carrega em si uma dada duração de tempo (Aún no han llegado – ainda não chegaram), que associa uma ação passada a uma consequência no tempo presente. Essa duração temporal é a mesma expressa por todavía. CORRETA.

    C) Aunque indica uma concessão de ideias, sentido que, por si só, já invalida esta opção. Sin embargo é associado a uma contraposição de ideias, que não se assemelha à ideia expressa em todavía. INCORRETA.

    D) Mas é uma estrutura formal sinônima de pero e idêntica, em grafia e em sentido, em língua portuguesa. Por outro lado, aunque indica uma concessão de ideias, sentido diferente daquele expresso por todavía. INCORRETA.

    E) Más é um advérbio que indica acréscimo de ideias, que, por si só, já invalida esta opção. É muito comum que haja confusão entre más e mas, a estrutura formal de pero. Empero significa sin embargo, pero, sentidos diferentes daquele expresso por todavía. INCORRETA.


    Gabarito da Professora: Letra B.