O Brasil nos anos de 1920 tinha como motor fundamental da economia a produção agrícola, particularmente a do café, que era também o produto mais exportado. Com a crise de 1929, os principais países compradores do café brasileiro diminuíram substancialmente as importações e se voltaram para os seus mercados internos. Os Estados Unidos, por exemplo, aumentou as taxas de importações de produtos estrangeiros para incentivar o uso das mercadorias produzidas internamente.
No Brasil, como os produtos importados receberam um aumento de 33 por cento, as importações caíram em 60 por cento, segundo Celso Furtado
Consequentemente, a procura por mercadorias produzidas no país ampliou, incentivando o consumo em detrimento das importações que eram mais caras. Criou-se assim uma situação nova, pois incentiva a industrialização e o consumo de produtos internos, modificando, aos poucos o paradigma da economia.
jPara responder esta questão precisa ter conhecimento sobre a Crise da Bolsa de Nova York, em 1929, e o impacto global que ela causou . No entanto, é tema clássico entre os conteúdos de História da Escola Básica .
Uma das alternativas indica a “situação nova" a que se refere Celso Furtado
A) CORRETA – O aumento dos preços das importações e a maior procura de produtos do mercado interno, depois da crise de 1929, modificaram a política econômica que saiu de um estado liberal para um intervencionista, que passa a prestar maior atenção à produção para mercado interno.
B) INCORRETA – Os cafeicultores estavam endividados com os bancos públicos e privados existentes, caso eles quebrassem de fato eles quebrariam o sistema financeiro do país e gerariam mais desemprego e queda de renda, diminuiriam as arrecadações de impostos. Ou seja, caso o capital saísse do setor agrário para o setor financeiro quebraria as finanças de todo o país.
C) INCORRETA – A base da exportação brasileira, desde a colonização, é a agricultura. A produção agrícola é responsável pelas riquezas do país, inclusive a maior parte do Produto Interno Bruto advém dela. Assim para a recuperação da economia brasileira foi preciso o uso de políticas públicas para o reestabelecimento do setor agrícola, paralelamente à política industrializante.
D) INCORRETA – As políticas econômicas que foram elaboradas tinham por objetivo manter os setores agrícolas produtivos e lucrativos, uma vez que cafeicultura era o produto base da economia brasileira. Da mesma forma a política industrializante a partir da década de 1930.
E) INCORRETA– O café era o produto mais exportado, base da economia brasileira, sendo fundamental para o Produto Interno Bruto.
Gabarito do Professor: Letra A.