SóProvas


ID
4838392
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com o objetivo de promover pouco a pouco a substituição do braço escravo na lavoura de café, recorreu-se, nos meados do século XIX, à colonização estrangeira, sob sistema de parceria. Pretendia-se, dessa maneira, conciliar fórmulas usadas nos núcleos coloniais de povoamento com as necessidades do latifúndio cafeeiro. Contava-se com a experiência dos núcleos coloniais de povoamento cuja criação desde a vinda da Corte de D. João VI para o Brasil tinha sido estimulada. A partir de então, havia se rompido definitivamente com as tradicionais restrições à fixação de estrangeiros na colônia. Estimulava-se a vinda de imigrantes.

(Emília Viotti da Costa. Da monarquia à república: momentos decisivos. 6. ed. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1999)

O trecho acima aponta um primeiro motivo para o incentivo à imigração: a substituição do trabalho escravo. Outros motivos pertinentes para se estimular a migração foram:

Alternativas
Comentários
  • década de 1970 muitos imigrantes apareceram no país letraD

  • Movimentos populacionais é um dos temas mais abordados em provas e depende de conhecimentos de demografia, geografia da população e amplo acompanhamento do noticiário sobre as crises humanitárias relacionadas aos processos de migração em massa. Grandes migrações historicamente também tiveram grande contribuição na formação populacional de países por todo o mundo, sobre tudo no continente americano. O texto associado aborda a migração europeia para o Brasil e o enunciado busca outra motivação para o seu estímulo para além da composição da força de trabalho nacional. 


    A) Não só não ocorreu crise no modelo agrário como ele se manteve até os dias atuais onde parte significativa da produção nacional é assentada em latifúndios, monocultura e exportação.

    B) O Estado Imperial Brasileiro não comprava escravos em quantidade e o imperador Pedro II tampouco era grande proprietário de terras.

    C) O objetivo sem dúvidas passava pela modificação do perfil étnico da força de trabalho nacional, mas isso passava longe de uma perspectiva de pluralidade de etnias, já que os imigrantes vinham quase todos da mesma região do planeta.

    D) A população do Império era pequena e extremamente concentrada então a migração em massa serviria para sua recomposição. Já o branqueamento era possivelmente o principal motivo pela escolha de europeus, já que imigrantes de outras partes do mundo como chineses, japoneses e libaneses só vieram para o Brasil décadas depois e sem o mesmo tipo de incentivo concedido aos imigrantes da Europa. 

    E) Não há relação com a transferência da corte portuguesa de Lisboa para o Brasil com revoltas de escravos ou escassez de mão de obra, já que na então capital Rio de Janeiro não faltava trabalhadores tanto livres como escravizados. 




    GABARITO DO PROFESSOR: D