SóProvas


ID
4838461
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Conforme orientação do Ministério da Saúde, o enfermeiro e sua equipe visitam, a cada seis meses, o presídio militar sediado em sua área de atuação para realizar a busca ativa de sintomáticos respiratórios para tuberculose. Nesta oportunidade, a coleta de material para a realização dos exames preconizados deve ser realizada em detentos que apresentem

Alternativas
Comentários
  • Não entendi a razão da resposta não ser a letra E...

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Tuberculose.

    A coleta de material para a realização dos exames preconizados para busca ativa de sintomáticos respiratórios para tuberculose deve ser realizada em detentos que apresentem tosse persistente, há pelo menos duas semanas (letra D), por ser população privada de liberdade. Para população geral são 3 semanas.


    A) Incorreto. Na tuberculose, é comum a febre vespertina e a tosse persistente (há, pelo menos, sete dias não é sugestivo).

    B) Incorreto. A tosse, com qualquer tempo de duração não é indicativo. Apenas persistente.

    C) Incorreto. É comum o emagrecimento e tosse seca há, pelo menos, duas semanas. 

    D) Correto
    .

    E) Incorreto. Tosse, há pelo menos três semanas para população geral. Para privados de liberdade e diabéticos.


    Resposta do Professor: D.

  • "Para a população geral, é considerado sintomático respiratório (SR) quem tem tosse por três semanas ou mais. Pensando em diagnosticar a tuberculose (TB) mais precocemente, sugere-se investigá-la nas pessoas privadas de liberdade e/ou com diabetes quando há presença de tosse por duas semanas ou mais. A TB deve ser investigada na presença de tosse, independentemente do tempo, nas pessoas vivendo em situação de rua, pessoas vivendo com HIV/aids, indígenas e pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas"(MS, 2017).

  • A resposta correta deveria ser a letra B.

    "Busca Ativa de sintomático respiratório nas pessoas privadas de liberdade deve ser realizada no momento do ingresso,

    entre os contatos e rastreamento de massa (“campanha”) idealmente duas vezes ao ano. Visando a aumentar a detecção de casos nessa população de alta prevalência, o ponto de corte da duração da tosse para fins de Busca Ativa de SR definido para este grupo é tosse de qualquer duração".

    Fonte: MANUAL DE RECOMENDAÇÕES PARA O CONTROLE DA TUBERCULOSE NO BRASIL MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2ª edição atualizada, 2019.

  • Questão confusa. Passível de recurso.