Alternativas
A relação entre custos e produtos proporciona elementos para analisar a efi ciência operacional, mas não informa sobre a efi cácia do projeto em relação ao público-alvo escolhido.
Na avaliação social, a Análise Custo-Benefício utiliza suposições da taxa de desconto diferentes das que são aplicadas na avaliação privada, porque deve incluir os impactos distributivos, os efeitos intangíveis e até o valor da vida humana.
A diferença mais importante entre a avaliação privada e a avaliação social é que na primeira a Análise Custo-Benefício utiliza como referência o preço de mercado, enquanto que na avaliação social são utilizados preços sombra, de efi ciência, ou seja, preços sociais.
A taxa de desconto utilizada na Análise Custo-Benefício tem por objetivo traduzir a um valor presente os custos e benefícios que resultarão do projeto no futuro e é fi xada sobre a base do custo de oportunidade do capital.
A Análise Custo-Benefício permite averiguar se os projetos são ou não rentáveis, comparando os fl uxos atualizados de benefícios e os custos previstos em sua implementação.