SóProvas


ID
4839616
Banca
SUGEP - UFRPE
Órgão
UFRPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A sífilis é uma infecção bacteriana sistêmica, crônica, curável e exclusiva do ser humano. Quando não tratada, evolui para estágios de gravidade variada, podendo acometer diversos órgãos e sistemas do corpo. Acerca da sífilis, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior. A sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada ou para a criança durante a gestação ou parto.

    B) O quesito "C" responde esse item

    C) Gabarito

    D) Sífilis congênita

    É uma doença transmitida para criança durante a gestação (transmissão vertical).= Por isso, é importante fazer o teste para detectar a sífilis durante o pré-natal e, quando o resultado for positivo (reagente), tratar corretamente a mulher e sua parceria sexual, para evitar a transmissão.

    Recomenda-se que a gestante seja testada pelo menos em 3 momentos:

    -Primeiro trimestre de gestação

    -Terceiro trimestre de gestação

    -Momento do parto ou em casos de aborto

    Tratamento

    Quando a sífilis é detectada na gestante, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível,  com a penicilina benzatina. Este é o único medicamento capaz de prevenir a transmissão vertical. A parceria sexual também deverá ser testada e tratada para evitar a reinfecção da gestante. São critérios de tratamento adequado à gestante:

    -Administração de penicilina benzatina

    -Início do tratamento até 30 dias antes do parto

    -Esquema terapêutico de acordo com o estágio clínico da sífilis

    -Respeito ao intervalo recomendado das doses

    E) A reação de Jarish-Herxheimer pode ocorrer após a primeira dose de qualquer droga para o tratamento da sífilis. É mais comum na fase secundária e caracteriza-se pela exacerbação das lesões cutâneas, febre, cefaleia e mialgia. O tratamento consiste em analgésicos e antitérmicos.

  • sobre a Reação Jarish -Herxheimer RJH.

    A RJH é um evento sistêmico agudo e transitório que ocorre em pacientes com sífilis algumas horas após o tratamento antimicrobiano, e muitas vezes se apresenta com os seguintes sintomas: cefaleia, febre, calafrios, mal-estar, hipotensão e sudorese . Pode haver sintomas de anorexia, dores musculares e calafrios. A reação se desenvolve normalmente dentro de quatro horas do início do tratamento, é intensa dentro de seis a oito horas, sendo resolvida em 24 horas .

    fonte: http://ole.uff.br/wp-content/uploads/sites/303/2018/02/r23-3-2011-9.-Reacao-de-Jarisch-Herxheimer.pdf

  • A respeito da alternativa D:

    Devido ao cenário epidemiológico atual, recomenda-se tratamento imediato, com benzilpenicilina benzatina, após apenas um teste reagente para sífilis (teste treponêmico ou teste não treponêmico) para as seguintes situações (independentemente da presença de sinais e sintomas de sífilis):

    › Gestantes;

    › Vítimas de violência sexual;

    › Pessoas com chance de perda de seguimento (que não retornarão ao serviço);

    › Pessoas com sinais/sintomas de sífilis primária ou secundária;

    › Pessoas sem diagnóstico prévio de sífilis.

    Fonte: PROTOCOLO CLÍNICO E DIRETRIZES TERAPÊUTICAS PARA ATENÇÃO INTEGRAL ÀS PESSOAS COM INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (IST), 2020.

  • Complementando...

    OS testes NÃO TREPONÊMICOS são QUALITATIVOS E QUANTITATIVOS, sendo útil no acompanhamento do tratamento para ver a titulação. (VDRL, RPR, TRUST)

    TREPONÊMICOS, são apenas qualitativos!