A) Os indicadores clínicos de lesão por inalação incluem: queimaduras faciais e/ou cervicais, chamuscamento dos cílios e das vibrissas nasais, depósitos de carbono na boca e/ou nariz e expectoração carbonácea, alterações inflamatórias agudas na orofaringe, rouquidão, história de confusão mental e/ou de confinamento no local do incêndio. - GABARITO
B) Toda a roupa deve ser removida para interromper o processo de queimadura; até mesmo as roupas aderente à pele devem ser retiradas. Tecidos sintéticos se incendeiam, queimam rapidamente em altas temperaturas e derretem, formando resíduos aquecidos que continuam queimando o doente.
C) Queimaduras de primeiro grau ou queimaduras de espessura parcial são caracterizadas pela aparência vermelha ou mosqueada e presença de edema e bolhas . A superfície pode ter uma aparência “lacrimejante” ou úmida e é hipersensível à dor intensa até mesmo às correntes de ar.
D) Qualquer substância aplicada previamente deve ser removida antes que possam ser usados agentes antibacterianos tópicos apropriados. Em pacientes com queimaduras extensas, a limpeza com água fria e após aplicação de compressas frias, ajudam a aliviar a dor .