SóProvas


ID
4840573
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2020
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Na América Latina, a dominação econômica, e a pressão política, quando necessária, eram implementadas sem conquista formal. As Américas constituíram, é claro, a única região importante do globo onde não houve rivalidade séria entre as potências. À exceção da Grã-Bretanha, nenhum Estado europeu possuía mais do que restos dispersos dos impérios coloniais (principalmente caribenho) do século XVIII, sem maior significado econômico ou outro. Nem os britânicos nem qualquer das outras nacionalidades viam boa razão para hostilizar os EUA, desafiando a Doutrina Monroe.

(Eric Hobsbawm, A era dos impérios)


A Doutrina Monroe, segundo Hobsbawm,

Alternativas
Comentários
  • O livro “ Era dos Impérios" , do historiador britânico Eric Hobsbawm, tem como foco central de análise o processo histórico que resultou na expansão do comércio e da aplicação de capital de países europeus , e dos EUA, em áreas da América, Ásia e África, com possibilidade de altas taxas de lucro . 
    Para tal há a necessidade de utilização da mão de obra , fontes de energia e matéria prima locais. O tempo é o século XIX. A citada Doutrina Monroe é a proposição ideológica que envolve o projeto expansionista dos EUA. 
    Uma das alternativas indica o que se entende por tal doutrina.
    A) CORRETA- A Doutrina Monroe, nascida a partida de uma proposta do presidente Monroe ao congresso dos EUA, visava impedir a ação imperialista de potências europeias no continente americano. O lema “América para os americanos simbolizava"   tal projeto. 
    B) INCORRETA- A proposição de autodeterminação dos povos americanos (mas não os nativos) pode ser considerada correta mas não a ideia de criar uma entidade supranacional para a defesa de tal ideia. 
    C) INCORRETA- A grande preocupação dos EUA eram as suas possibilidades de crescimento. 
    D) INCORRETA- A política externa dos EUA partia do preceito do isolacionismo em relação à política europeia 
    E) INCORRETA- Os investimentos dos EUA em regiões da América central não eram em infraestrutura mas em fruticultura. 

    Gabarito do Professor: Letra A.