-
4 - PROCESSO DE CONTROLE1. Os controles internos implementados em uma organização devem:* prioritariamente, ter caráter preventivo;* permanentemente, estar voltados para a correção de eventuais desvios em relação aos parâmetros estabelecidos;* prevalecer como instrumentos auxiliares de gestão; e* estar direcionados para o atendimento a todos os níveis hierárquicos da administração.Fonte: http://www.senado.gov.br/sf/SENADO/scint/insti/controles_internos_04_processo_controle.aspLogo, a única alternativa que foge do contexto dos controles internos administrativos é a D!Um forte abraço a todos e bons estudos!!
-
Se deve ter caráter prioritariamente preventivo, logicamente,não irá primar pela abordagem corretiva e sim preventiva.
-
5. Os controles internos administrativos implementados em uma organização devem:
I. prioritariamente, ter caráter preventivo;
II. permanentemente, estar voltados para a correção de eventuais desvios em relação aos parâmetros
estabelecidos;
III. prevalecer como instrumentos auxiliares de gestão; e
IV. estar direcionados para o atendimento a todos os níveis hierárquicos da administração.
-
Pela lógica da Lila Nascimento, a letra E também estaria incorreta!
Ou seja, para acertar, tem que decorar mesmo...
Além disso, como se pode dizer que uma coisa está permanentemente voltada para a correção (letra e) e, ao mesmo tempo, que ela não prima pela abordagem corretiva (letra d, interpretada ao contrário)???
Só decorando para acertar!
-
Os controles internos tem sim caráter preventivo. Não obstante, também são corretivos. Por isso, creio que o erro da assertiva "d" seja afirmar que são, subsidirariamente, punitivos, pois não o são.