SóProvas


ID
4840606
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2020
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

“Geralmente as causas das guerras tendem a ser explicadas em termos da ação de “grandes forças”, mas muitas vezes derivam menos de processos macro-históricos que de questões mais imediatas, ligadas às ambições pessoais dos líderes ou a problemas no exercício de sua autoridade, potencialmente prejudicada por contexto de crises. Durante a década de 1860, os paraguaios foram vítimas de ambos: mudanças na estrutura política da região e transformações na formulação da política externa guarani. Essas circunstâncias foram preponderantes para as catastróficas decisões tomadas pelo terceiro ditador da república, Francisco Solano López (1827-1870), levando o Paraguai a uma guerra que não tinha condição de vencer.”

(Vitor Izecksohn. A Guerra do Paraguai, (in) O Brasil Imperial, volume lI: 1831-1870/organização Keila Grinberg e Ricardo Salles)


Sobre o conflito exposto, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O texto de apoio aborda a Guerra do Paraguai e o enunciado busca a alternativa com a afirmação correta sobre o fragmento exposto.

    A) O texto é claro em posicionar a motivação da guerra por parte dos paraguaios em termos de estrutura de poder ditatorial em sua política interna e transformações na política externa que buscava ser mais influente na porção Centro-sul do continente sul-americano. Com uma potencial vitória o Paraguai iria controlar a navegação na Bacia do Prata o que era extremamente estratégico para um país sem saída para o mar. Alternativa correta. 

    B) A política interna brasileira foi irrelevante para o conflito enquanto a paraguaia foi decisiva. 

    C) Até existiu um projeto político de unificação da América do Sul idealizado por Simon Bolívar mas este foi descartado durante as guerras de descolonização contra a Espanha e da iniciativa brasileira nada nessa direção foi debatido oficialmente por políticos e lideranças do Império Brasileiro.
    D) Esta é uma versão muito antiga de explicação da Guerra do Paraguai que já foi totalmente desmontada por pesquisas modernas que comprovam a ausência de participação Britânica na detonação do conflito.
    E) Brasil e Paraguai não possuíam histórico de conflitos anteriores até a Guerra citada no texto. 


    Gabarito do professor: A.