SóProvas


ID
4840678
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2020
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

As ideias separatistas nasciam do profundo desequilíbrio entre o poder político e o poder econômico que se observava nos fins do Império, oriundo do empobrecimento das áreas de onde provinham tradicionalmente os elementos que manipulavam o poder e concomitantemente do desenvolvimento de outras áreas que não possuíam a devida representação no governo.

As transformações econômicas e sociais que se processam durante a segunda metade do século XIX acarretam o aparecimento de uma série de aspirações novas provocando numerosos conflitos. [...]

(Emília Viotti da Costa. Da Monarquia à República: momentos decisivos. Fund. Ed. Unesp, 1999)


Para Emília Viotti da Costa, o tal “desequilíbrio entre o poder político e o poder econômico” refere-se

Alternativas
Comentários
  • A transição do período imperial para o republicano é um processo com diversos aspectos importantes e entrelaçados. O texto de apoio aborda os processo de mudança de poder político e econômico entre os principais grupos que disputavam a hegemonia nas últimas décadas do período imperial e o enunciado questiona qual alternativa explica melhor o processo descrito.
    A) O famoso esgotamento das terras de cultivo de café no Vale do Paraíba associado a uma operação da cafeicultura mais moderna no Oeste Paulista fez com que os tradicionais políticos imperiais com seus títulos de nobreza perdessem a hegemonia para cafeicultores empresários simpáticos ao  pensamento republicano. Alternativa correta.
    B) o Centro-sul brasileiro movimenta mais riqueza que o Norte e Nordeste desde aquele período até os dias atuais. A imigração subsidiada foi amplamente utilizada nas plantações de café em estados do Sul e Sudeste.

    C) Foi o Sul que comprou pessoas escravizadas do Norte, após a proibição do tráfico Atlântico em 1850.

    D) Mineiros e paulistas estavam sintonizados em relação ao desejo republicano tanto que se tornaram as principais forças políticas da República, após o fim dos governos militares, criando a chamada política do "café com leite". 

    E) Liberais e conservadores não divergiam sobre a abolição sendo ambas as forças políticas predominantemente escravistas e Minas Gerais especificamente estava longe de ser uma província decadente em termos econômicos. 

    Gabarito do professor: A.