Acerca das especificidades dos gêneros do discurso, analisemos cada uma das alternativas para que identifiquemos a correta.
A) podem ser divididos em primários e secundários.
Certa! Os gêneros discursivos (gêneros do discurso), segundo Mikhail Bakhtin, podem ser divididos em primários e secundários.
Bakhtin chama de gêneros primários aqueles que ocorrem em nossas atividades mais simples, privadas e cotidianas, geralmente – mas não necessariamente – na modalidade oral do discurso. São ordens, pedidos, cumprimentos, conversas com amigos ou parentes, bilhetes, certas cartas, interações nas redes sociais e posts em certos tipos de blog.
Os gêneros secundários servem a finalidades públicas de vários tipos, em diversas esferas ou campos de atividade humana e de comunicação. Esses são mais complexos, regularmente se valem da escrita de uma ou de outra maneira (e, hoje, também de outras linguagens) e têm função mais formal e oficial. São relatórios, atas, formulários, notícias, anúncios, artigos, romances, telenovelas, noticiários televisivos ou radiofônicos, entre outros.
B) são discursos multimodais.
Errada! Conforme a obra de referência, os gêneros do discurso até podem ser multimodais, porém, não o são necessariamente. Quando falamos em gênero do discurso podemos estar falando apenas de uma espécie de discurso, por exemplo, uma resenha. Portanto, não é correto afirmar que gêneros do discurso são discursos multimodais.
C) têm o mesmo significado de gêneros textuais.
Errada! Os gêneros do discurso englobam um sentido mais amplo (podendo ser oral ou escrito), já os gêneros textuais possuem um escopo mais limitado, pois referem-se a textos materializados.
D) são realizados especificamente na vida pública.
Errada! Conforme vimos na “alternativa A" os gêneros do discurso podem ser primários ou secundários. Os secundários é que são realizados especificamente na vida pública, enquanto os primários ocorrem em nossas atividades mais simples, privadas e cotidianas. Portanto, os gêneros do discurso não são realizados especificamente na vida pública.
E) são tipos de texto e, como tal, designam uma construção teórica.
Errada! Tipos de texto e gêneros do discurso são conceitos diferentes. Os tipos de texto designam uma espécie de construção teórica definida pela natureza linguística de sua composição (aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas). Os gêneros do discurso são constituídos historicamente, usados e experimentados socialmente, tendo existência e força na vida social, materializados nas diversas formas de comunicação humana e podem ser classificados em gênero primário ou secundário.
GABARITO DO PROFESSOR: ALTERNATIVA “A"