-
Máscara simples: 5-10 L/min.
Máscara com reservatório – não reinalante: 6-15 L/min.
Dispositivos de alto fluxo Máscara de Reservatório • Fluxo – 6 a 15 l/min (FiO2 100%) • Umidificação
-
A Máscara de Venturi possui um sistema de válvulas que possibilita um controle exato da FiO2 a ser fornecida ao paciente. Cada válvula tem uma cor e na válvula tem escrito tanto o fluxo quanto a FiO ofertado por ele, que varia de de 24 a 50%.
Seu benefício está em situações em que se busque um desmame da oferta de oxigênio ou nas quais uma oferta exagerada e/ou descontrolada pode ser prejudicial, como em pacientes com DPOC. Também é muito usado em crianças e em paciente em desmame de oxigenoterapia
A maioria dos fabricantes de máscaras de Venturi segue uma tabela de cores padrão. Entenda mais sobre o funcionamento de cada uma delas:
- Válvula Azul: 2 litros de oxigênio por minuto a uma concentração de O2 de 24%;
-
- Válvula Branca: 4 litros por minuto a uma concentração de 28%;
-
- Válvula Amarela: 6 litros por minuto a uma concentração de 35%;
-
- Válvula Vermelha: 8 litros por minuto a uma concentração de 40%;
-
- Válvula Verde: 12 litros por minuto a uma concentração de 60%.
-
A máscara de Venturi, que também é conhecida como máscara de arrastamento de ar, possibilita um controle da Fração inspirada de O2 (FiO2) fornecida ao usuário, evitando dosagens nocivas. Neste item, a codificação da FiO2 fornecida ao sistema é realizada por meio de válvulas plásticas de diferentes cores, de acordo com a quantidade de oxigênio que elas liberam em litros por minuto.
-
Cuidado com comentários equivocados, pois o colega trocou as cores e a fração de FIO2 inspirada! A branca por exemplo oferta 31% a amarela oferta 28%
-
A máscara facial com bolsa reservatório é capaz de administrar concentrações elevadas de oxigênio. A taxa de fluxo de oxigênio deve ser de 6 a 10L/min, fornecendo de 40% a 70% de FiO2 . O oxigênio não precisa ser umidificado e não há risco de reinalação de dióxido de carbono com esse dispositivo.