-
memória contígua
aloca um único bloco contíguo de memória ao processo
não há sobrecarga de tradução de endereços
Na alocação de memória contígua, o sistema operacional deve manter uma tabela que indica qual partição está disponível para o processo e qual é ocupada pelo processo
pode acontecer um fragmentação interna
não contígua
divide o processo em vários blocos e os coloca no espaço de endereço diferente da memória
há uma sobrecarga de conversão de endereço durante a execução do processo, pois os blocos de processo estão espalhados no espaço da memória
uma tabela é mantida para cada processo que indica o endereço base de cada bloco do processo colocado no espaço de memória
-
(NESSE MÉTODO É ONDE HÁ MAIOR FRAGMENTAÇÃO AO CONTRÁRIO DO MÉTODO ALOCAÇÃO ENCADEADA!!!)
-
ela pode ser dividida em 2
-
A fragmentação é um problema geral da computação que pode ocorrer em qualquer local em que tenhamos que gerenciar blocos de dados.
-
Explicação da questão:
De acordo com [1][2] A alocação contígua era implementada nos primeiros sistemas operacionais na qual a memória era dividida em duas áreas: Uma para o Sistema Operacional e outra para o programa do usuário.
A alocação de memória contígua pode ser obtida dividindo a memória na partição de tamanho fixo e alocando cada partição a um único processo. Mas isso causará o grau de multiprogramação, limitando ao número de partições fixas feitas na memória. A alocação de memória contígua também leva à fragmentação interna . Da mesma forma, se um bloco de memória de tamanho fixo alocado para um processo é um pouco maior que seu requisito, então o espaço de memória à esquerda no bloco é chamado de fragmentação interna. Quando o processo que reside na partição termina, a partição fica disponível para o outro processo.
Dessa forma, a assertiva está incorreta.
-
A segmentação complementa a lógica real de um programa, enquanto a paginação é voltada para o hardware do sistema.
Na paginação, o espaço de endereçamento virtual é dividido em blocos, denominados unidades de alocação, de tamanho e posição fixas, geralmente de pequeno tamanho, aos quais se associa um número.
Com segmentação é possível distinguir e proteger separadamente os procedimentos e dados de um programa.
O recurso da paginação é uma técnica de gerência de memória que permite a um programa ser espalhado por áreas não contíguas de memória. Com isso, o espaço de endereçamento lógico de um processo é dividido em unidades lógicas de tamanho fixo e a memória física é dividida em páginas com tamanho fixo, com tamanho igual ao da página lógica.