SóProvas


ID
4842967
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativos a redes de computadores.


No protocolo Ethernet 10GBASE-T, os dados podem trafegar a 10 gigabits por meio de comutadores full-duplex e, ainda que um comutador e um nó possam enviar quadros um ao outro ao mesmo tempo, é exigido implementar protocolos parao controle e o acesso ao meio de transmissão, como o MAC (media access control).

Alternativas
Comentários
  • Comutadores modernos são full-duplex, de modo que um comutador e um nó possam enviar quadros um ao outro ao mesmo tempo sem interferência. Em outras palavras, em uma LAN Ethernet baseada em comutador, não há colisões e, portanto, não existe a necessidade de um protocolo MAC.

    Gab.: Errado

  • MAC NÃO É PROTOCOLO!

    O endereço MAC (Media Access Control ou Controle de Acesso de Mídia) é um endereço físico e único, que é associado à interfaces de comunicação utilizadas em dispositivos de rede.

  •  10GBASE-T -> o T se refere ao cabo par trançado

    Se fosse fibra óptica seria F, ou FX ou só X

    O MAC é um endereço físico, tem nada de controle nele.

  • errado

    10GBASE-T -> o T se refere ao cabo par trançado

    Se fosse fibra óptica seria F, ou FX ou só X.

    *MAC NÃO É PROTOCOLO.

    full-duplex não há colisões não necessita de um MAC.

  • 10Base2: uma rede no padrão ethernet montada com cabo coaxial fino e que usa a velocidade de 10 Mbps.

    10Base5: uma rede que usa cabo coaxial grosso e velocidade de 10 Mbps.

    10BaseT: uma rede de 10 Mbps que usa cabos de par trançado categoria 3 ou superior (T é justamente de trançado)

    10BaseF: uma definição que especifica qualquer rede ethernet de 10 Mbps que utiliza fibra óptica como meio de transmissão (duas fibras – uma para transmitir, outra para receber). Há vários subpadrões com diferenças sutis entre eles (10BaseFX, 10BaseFB, 10BaseFP). 

    100BaseTX: uma rede Fast Ethernet (100 Mbps) que usa cabos de par trançado categoria 5.

    100BaseFX: uma rede Fast Ethernet (100 Mbps) que usa dois cabos fibra óptica (um para transmitir e um para receber).

    1000BaseT: uma rede Gigabit Ethernet (1.000 Mbps, que é o equivalente a 1 Gbps) que utiliza cabos de par trançado UTP categoria 5, 5e ou 6.

    Fonte: Conhecimentos Iniciais de Informática – Professor João Antonio

  • ERRADO

     O padrão de Ethernet 10 Gigabit é uma versão da Ethernet com uma taxa de transferência de dados de 10 , dez vezes mais rápido que a , está sendo implementada rapidamente em 's (Local Area Network), 's (Metropolitan Area Network) e 's (Wide Area Network). É importante lembrar que o aumento da velocidade leva à reduzida duração do tempo de bit. Para se ter uma idéia, em transmissões 10 GbE, a duração de cada , ou seja, o tempo de envio entre dois bits consecutivos, é 0,1 nanossegundo.

    complementando..

    MAC NÃO É PROTOCOLO!

    O endereço MAC (Media Access Control ou Controle de Acesso de Mídia) é um endereço físico e único, que é associado à interfaces de comunicação utilizadas em dispositivos de rede.

  • Gabarito: Errado

    MAC (media access control) - também conhecido como endereço físico, é o endereço da interface de rede do computador (não é um protocolo).

    Uma das principais características é que ele é único, não existem no mundo dois endereços MAC iguais.

    O MAC define métodos de acesso específicos para cada rede LAN.

  • O único comentário que está certo é o do W.A.S. O 10GEthernet só funciona no modo Fullduplex então não precisa implementar um protocolo MAC de acesso ao meio como o CSMA/CA.

  • Gab: ERRADO

    Se segue a abordagem full duplex, não há colisões. Por essa razão, o CSMA/CD, que é um método de acesso ao meio, é desnecessário.

  • Para quem ficou na dúvida... Realmente, MAC não é um protocolo.

    A camada de enlace ( 2 modelo OSI) pode ser subdividida em duas camadas:

    • Controle do Enlace Lógico (que mascara as diferenças entre os diversos padrões); 

    • Controle de Acesso ao Meio (MAC)

    A camada de Controle de Acesso ao Meio (MAC - Media Access Control) trata da identificação física da utilização do canal.

  • O erro não é só "MAC não é protocolo!"

    O entendimento que o examinador desejava era o seguinte:

    No protocolo Ethernet 10GBASE-T não se utiliza o protocolo CSMA/CD do MAC, pois como a própria questão diz: "um comutador e um nó podem enviar quadros um ao outro ao mesmo tempo". Logo, seria desnecessário "implementar protocolos para o controle e o acesso ao meio de transmissão, como o MAC" (CSMA/CD, que é um PROTOCOLO DO MAC).

  • Comunicação Full-Duplex (Comunicação nos dois sentidos e simultânea) dispensa controle de acesso ao meio.

    Gabarito errado.

  • O erro na questão é porque em trafego acima de 10 Gbps o protocolo MAC - que opera em uma subcamada da camada de enlace do modelo OSI - não opera, pois a partir daí temos trocas de dados full-duplex, sendo desnecessário o uso de tal protocolo.

    ERRADO

  • Comutadores full-duplex, de 10gigabits.

  • gigabit ethernet--> modo full-duplex--> usa SWHITCH -- > sem CSMA/CD..... sem disputa, sem colisões

    então não há que se falar em exigir implementar protocolos para o controle e o acesso ao meio, visto que não há colisões

    fonte: alfacon

  • GIGABITS não, GIGABYTES.

  • Gabarito: errado

    O que pode ter confundido é que o Padrão Ethernet considera os endereços MAC das máquinas para as transmissões de dados e não para um controle e muito menos é um protocolo.

    Ademais, o padrão Ethernet pode ser tanto full duplex como half duplex, nesse último há o uso do controle de colisão pelo CSMA/CD , já o primeiro não precisa do mesmo , pois pode ser transmitido as informações em ambas direções e simultaneamente.

    Por fim, apesar do uso de transmissão full duplex, o padrão Ethernet pode utilizar como controle de fluxo: xon / xoff.

  • O MAC (Media Access Control) não é um protocolo, mas sim o endereço de um dispositivo. É um identificador único atribuído a uma interface de rede.

    Em relação a rede Ethernet 10GBASE-T, temos uma rede capaz de operar com tráfego de 10 Gigabits por segundo utilizando um cabo de par trançado.

    Gabarito: Errado.

  • Uma dúvida gelera...Esse MAC é a mesma coisa que o MAC (identificador único físico) constante na placa NIC?.....desde já obrigado

  • em uma transmissão full-duplex não se faz necessário o uso do protocolo CSMA/CD, que é um protocolo de controle de colisão da sub camada MAC, tendo em vista que, na transmissão full- duplex, o transporte de dados acontecem ao mesmo tempo em canais distintos. o que não acontece com a comunicação half-duplex que apesar de tanto enviar como receber não realiza tal operação simultaneamente.

  • EVOLUÇÃO DO PADRÃO ETHERNET [ rede local ]

    Ethernet – 10 mbps

    Fast ethernet – 100 mbps

    Gigabit ethernet – 1 gbps

    10 Gigabit Ethernet – 10 gbps  FULL-DUPLEX

    TRE RJ | O protocolo fast ethernet tem o mesmo funcionamento da ethernet [CSMA/CD], mas com velocidade de transmissão maior, podendo chegar até 1 Gbps. ERRADO.  Fast ethernet – 100 mbps

    BANCO DA AMAZÔNIA |Em redes Gigabit Ethernet e 10 Gigabit Ethernet operando no modo full-duplex não há ocorrência de colisões, o que significa que o CSMA/CD não é utilizado. CERTO.

  • No protocolo Ethernet 10GBASE-T, os dados podem trafegar a 10 gigabits (I) por meio de comutadores full-duplex (II) e, ainda que um comutador e um nó possam enviar quadros um ao outro ao mesmo tempo, é exigido implementar protocolos para o controle e o acesso ao meio de transmissão (III), como o MAC (media access control).

    I) Evolução dos padrões de Ethernet

    10 base 2 (cabo coaxial grosso -180m)

    10 base 5 (cabo coaxial fino - 500 m)

    10 base T (cabo de par Trançado- ethernet (10 Mbps)

    100 base T(cabo de par Trançado- Fast ethernet (100 Mbps)

    1000 base T(cabo de par Trançado- Gigabit ethernet (1000 Mbps)

    10G base T(cabo de par Trançado- 10 G ethernet (10000 Mbps)

    II e III) Comutador Full-Duplex

    A exemplo do switch. Significa que os dados podem se comunicar em ambas as direções simultaneamente. Não há que se falar em protocolo de controle de acesso ao meio de transmissão.

    Aprofundando, pode-se falar em Buffer, ou seja, se duas máquinas enviarem para um mesmo destinatário, as informações formam filas, mas não colidem).

    IV) MAC (Medium Access Control)

    É o endereço das placas de rede.

  • Falou em full duplex não há colisões. Portanto não há necessidade desse controle .

    Errado

    #desistirjamais

  • Numa conexão full duplex, na qual as estações podem enviar e receber dados ao mesmo tempo, é necessário que haja um método de acesso ao meio, que proporcionará o controle de fluxo. Nesse caso, quem faz isso é o mecanismo flow control, que consiste no envio, pela estação congestionada, do "pause frame" à estação emissora dos dados. O pause frame nada mais é que um quadro de controle, com instruções para parar o envio durante um intervalo de tempo. Assim que acabar esse tempo, a estação emissora reinicia a transmissão. 

    CESPE/2018/MPE-PI. O mecanismo de controle de fluxo do padrão Gigabit Ethernet consiste na transmissão de um quadro de controle especial da origem ao destino, informando que o destino deve fazer uma pausa durante algum período de tempo predeterminado. CERTO

  •  10 Gigabit Ethernet desnecessário CSMA\CD

  • Gab E

    ps. Mac não é um protocolo.

    No protocolo Ethernet 10GBASE-T, os dados podem trafegar a 10 gigabits por meio de comutadores full-duplex e, ainda que um comutador e um nó possam enviar quadros um ao outro ao mesmo tempo, é exigido implementar protocolos parao controle e o acesso ao meio de transmissão, como o MAC (media access control).

    Ethertnet 10 gigas T (par transado) não precisa de CSMA\CD. é mt rápido e não ha tempo.

  • Gabarito: Errado.

    Em toda conexão full duplex não há necessidade de controle de acesso ao meio, por isso é dispensado o CSMA/CD. Dessa forma, não é exigido implementar o controle e o acesso ao meio de transmissão, como o MAC.

  • MAC é um endereço físico e não um protocolo.

  • "Na Ethernet 10GBASE-T vc não tem protocolo (MAC) para escutar o canal pq não há colisão."

    Professor Victor Dalton (44min)

    https://www.youtube.com/watch?v=UCpkikyN4t8

  • RESUMO SOBRE O MAC

    É o endereço físico da placa de rede, gravado na memória ROM da placa mãe pelo fabricante. 

    Esse endereço NÃO pode ser alterado.

    É formado por 48 bits, representado em hexadecimal.

    NÃO É PROTOCOLO

  • MAC--- protocolo de controle de acesso ao meio

    CSMA/CD- protocolo de acesso ao meio

  • 10GBASE-T refere-se a um padrão de cabo do tipo PAR TRANÇADO