-
Então quer dizer que a chave pública fica de lado...
Nada ver
Errado
-
A Autoridade Certificadora é uma entidade responsável por emitir certificados digitais – ela é uma espécie de Cartório Digital. Busca verificar se o titular do certificado possui a chave privada que corresponde à chave pública do certificado.
• Autoridade Certificadora (AC) – CA (Certification Authority) - cartório eletrônico. – Entidade que emite certificados para possuidores de chaves públicas e privadas (pessoa, dispositivo, servidor).
Gab: Errado
-
Autoridade Certificadora (AC), emite, gerencia e revoga os certificados. Na verdade o usuário deve ter a chave privada e pública, em caso de perda da chave privada é necessária a revogação desta.
-
Na verdade, a AC não tem acesso à chave privada de ninguém. A AC assina a chave pública para comprovar a identidade de alguém. Esse é o erro da questão.
-
AC não tem acesso à chave privada
AC emite, gerencia e revoga os certificados e assina a chave pública. o usuário deve ter a chave privada e pública,
-
Pessoal, a vinculação de uma chave privada a uma pessoa em particular não é feita pela autoridade de registro?
-
Opa, será que ninguém percebeu o detalhe no final: NÃO GUARDA A CHAVE PÚBLICA.
Há guarda das chaves públicas, informações acerca de certificados revogados, etc.
-
galera vamos pedir em todas as questoes o comentario do professor
-
ERRADO.
"...não guarda a chave pública..."
Esse "NÃO" deixou a questão errônea.
-
bambeei no não. errei a questão. Preciso melhor nos pegas da banca Cebraspe.
-
a chave publica pode ser compartilhada
-
kd os prof dessa bagunça
-
A vinculação de uma chave privada a uma pessoa em particular é feita pela autoridade certificadora (AC), a qual, assim que verifica a identidade da pessoa, cria um certificado que vincula essa chave à pessoa e que, por segurança, não guarda a chave pública.
Leia:
As chaves públicas dos certificados emitidos por AC dissolvida serão armazenadas por outra AC, após aprovação da AC Raiz.
Quando houver mais de uma AC interessada, assumirá a responsabilidade do armazenamento das chaves públicas aquela indicada pela AC que encerra as suas atividades.
A AC que encerra as suas atividades transferirá, se for o caso, a documentação dos certificados digitais emitidos à AC que tenha assumido a guarda das respectivas chaves públicas.
Caso as chaves públicas não tenham sido assumidas por outra AC, os documentos referentes aos certificados digitais e as respectivas chaves públicas serão repassados à AC Raiz.
-
Meu resumo sobre esse tema:
- Autoridade Certificadora mantém documentos chamados Certificados Digitais.
Esse documento contém o nome, registro civil e chave pública do dono do certificado, a data de validade, versão e número de série do certificado, o nome e a assinatura digital da autoridade certificadora, algoritmo de criptografia utilizado, etc.
- Autoridade Certificadora é responsável por emitir, distribuir, renovar, revogar e gerenciar certificados digitais. Para que a Autoridade Certificadora também seja confiável, sua chave pública deve ser amplamente difundida de tal modo que todos possam conhecer e atestar a sua assinatura digital nos certificados gerados, o que dificulta possíveis fraudes.
- O navegador verifica se a autoridade certificadora que assinou o certificado dele é uma das autoridades certificadoras armazenadas no navegador. Se realmente for, isso significa que o navegador pode confiar que o banco é realmente o banco e aparecerá o cadeado mostrando que a comunicação é segura.
- Uma Autoridade Certificadora é também responsável por publicar informações sobre certificados que não são mais confiáveis. Sempre que ela descobre ou é informada de que um certificado não é mais confiável, ela o inclui em uma "Lista Negra", chamada de Lista de Certificados Revogados (LCR). A LCR é um arquivo eletrônico publicado periodicamente pela Autoridade Certificadora, contendo o número de série dos certificados que não são mais válidos e a data de revogação. “[!] O certificado de segurança do site não é confiável”
ERRADO.
_si vis pacem para bellum
-
ELAS GUARDAM A CHAVE PÚBLICA.
-
- AUTORIDADE CERTIFICADORA RAIZ => É o órgão regulador.
- emitir e administrar os certificados digitais das AC hierarquicamente inferiores
- AUTORIDADES CERTIFICADORAS (AC) => Emitem certificados.
- emitir > distribuir > renovar > revogar e gerenciar os certificados digitais
- AUTORIDADE DE REGISTRO (AR) => Verificam a documentação.
- recebe, valida e encaminha solicitações de emissão ou revogação de certificados digitais.
-
A ideia do certificado digital é justamente a associação, a combinação da chave pública e privada de uma mesma pessoa. As chaves pública e privada de uma pessoa só se encaixam entre elas. A unidade certificadora de certificado digital no Brasil é a ICP –Brasil, a Infraestrutura de Chaves Públicas do Brasil e também de raiz única do Instituto de Tecnologia da Informação (ITI).
-
2 Erros nessa questão:
1º " [...] "assim que verifica a identidade da pessoa," [...]: São as AUTORIDADES DE REGISTRO - AR responsáveis pela IDENTIFICAÇAO propriamente dita do USUÁRIO e por SOLICITAR os certificados as Autoridade Certificadora de Nivel 2. Elas INTERMEDEIAM o USUÁRIO com a Autoridade Certificadora (Nivel 2).
2º " [...] "não guarda a chave pública" [...]:
Um Certificado Digital normalmente apresenta as seguintes informações:
- nome da pessoa ou entidade a ser associada à chave pública
- período de validade do certificado
- chave pública
- nome e assinatura da entidade que assinou o certificado
- número de série.
-
Gabarito: errado
- AUTORIDADE CERTIFICADORA: MANTÉM O CERTIFICADO DIGITAL QUE CONTÉM:
-Nome
-Registro civil
-Chave pública do dono do certificado
-Data e validade
-Versão e número de série do certificado
- O nome e a assinatura digital da autoridade certificadora
-Algoritmo de criptografia utilizado
-
O erro da questão é afirmar que não guarda a chave pública.
Não há certificado digital que não guarde a chave pública, precisa ter a chave privada e a pública.