SóProvas


ID
4843642
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Congonhinhas - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), instituído pela Portaria GM/MS nº 529/2013, objetiva contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional. As ações do PNSP articulam-se com os objetivos da Aliança Mundial e contemplam demais políticas de saúde para somar esforços aos cuidados em redes de atenção à saúde, baseado em 6 (seis) metas internacionais. Sobre esses cuidados, em relação à higiene das mãos, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas, de acordo com o protocolo de Prática de Higiene das Mãos em Serviços de Saúde, do Ministério da Saúde.


( ) O protocolo tem a finalidade de instituir e promover a higiene das mãos nos serviços de saúde do país com o intuito de prevenir e controlar as infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS).


( ) O documento traz os 5 (cinco) momentos para a higienização das mãos: antes do contato com o paciente, antes de realizar procedimentos, após exposição a fluidos corporais, após contato com o paciente e após contato com áreas próximas ao paciente.


() Na higienização das mãos com água e sabonete ou fricção com preparações alcoólicas, a orientação para duração de todo procedimento é de que seja entre 30 e 50 segundos.


( ) A preparação alcoólica para higiene das mãos sob a forma líquida, na concentração final entre 60% a 80%, é destinada à aplicação nas mãos para reduzir o número de micro-organismos.



A ordem correta do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo é:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o Manual de Referência Técnica para a Higienização das Mãos, a fricção das mãos com preparação alcoólica dura em torno de 20 - 30 segundos e a higiene das mãos dura em torno de 40 - 60 segundos, o que caracteriza a IV como F.

    O manual também cita os 5 momentos para a higiene das mãos:

    1 - ANTES de tocar o paciente;

    2 - ANTES de realizar procedimento limpo/asséptico (em local crítico com risco de infecção para o paciente);

    3 - APÓS o risco de exposição a fluidos corporais;

    4 - APÓS tocar o paciente;

    5 - APÓS tocar superfícies próximas ao paciente.

    BOA SORTE GALERA!

  • Resolução MS 42/2010

    Dispõe sobre a obrigatoriedade de disponibilização de preparação alcoólica para fricção antisséptica das mãos, pelos serviços de saúde do País, e dá outras providências.

    IX - Preparação alcoólica para higienização das mãos sob a forma líquida: preparação contendo álcool, na concentração final entre 60% a 80% destinadas à aplicação nas mãos para reduzir o número de microrganismos. Recomenda-se que contenha emolientes em sua formulação para evitar o ressecamento da pele.

    X - Preparação alcoólica para higienização das mãos sob as formas gel, espuma e outras: preparações contendo álcool, na concentração final mínima de 70% com atividade antibacteriana comprovada por testes de laboratório in vitro (teste de suspensão) ou in vivo, destinadas a reduzir o número de microrganismos. Recomenda-se que contenha emolientes em sua formulação para evitar o ressecamento da pele.

  • E

    V – V – F – V.