SóProvas


ID
4843678
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Congonhinhas - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A oxigenioterapia fornece suplementação de oxigênio para prevenção ou alívio da hipóxia. A avaliação da condição do paciente, o ajuste da oxigenioterapia e do fluxo em litros de oxigênio não podem ser delegados ao técnico ou auxiliar de enfermagem. No entanto, a colocação da cânula nasal ou máscara nasal pode ser delegada, pelo enfermeiro se, o técnico ou auxiliar de enfermagem tem conhecimento da fração inspirada de oxigênio (FiO2) a ser implementada no paciente, conforme o sistema de oxigenioterapia. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta a quantidade INCORRETA de FiO2 para o tipo de sistema.

Alternativas
Comentários
  • Máscara de Venturi

    FIO2: 24 - 50%

    Máscara de Venturi 24-50% FLUXO : 2 até 15 L/min Útil em pacientes com DPOC e em desmame de oxigenação

    Máscara de Venturi • Não necessita umidificar – Mecanismo de Bernoule • Adaptador para nebulização

    Azul:FIO2 de 24% a 3l/min

    Amarelo:FIO2 de 27% a 6L/min.

    Branco:FIO2 de 31% a 8L/min

    Verde:FIO2 de 35% a 12L/min

    Rosa:FIO2 de 40% a 15L/min

    Laranja:FIO2 de 50% a 15L/min.

    Sistema de Bernoulli

    Máscara simples: 5-10 L/min. FIO2: Até 60%

    A máscara simples pode aumentar a FiOaté 60%, ela deve ser usada com um fluxo mínimo de 5 L/min para prevenir retenção de dióxido de carbono (CO).

    Tem uma vantagem de ser mais acessível e leve (podendo ser utilizada até em casa, porém não tem garantia de selamento, além de precisar ser removido se o paciente precisar falar ou se alimentar.

    Máscara com reservatório – não reinalante: 6-15 L/min. Até 100%

    A máscara não-reinalante destaca-se pelo reservatório de oxigênio e por um sistema de válvulas expiratória e inspiratória que conferem a capacidade de fornecer uma fração inspirada de oxigênio de até 100% (fluxo de 12-15 L/min),

    Máscara de reinalação parcial: 6-12 L/min.

  • Dispositivos de baixo fluxo- Cateter nasal

    FiO2 Estimada = 21 + 4 x O2 ofertado

    Exemplo: 6 l/m FIO2: 21 + 4X6 = 21 +24 = FIO2:45%

    Cânula nasal Até 45% Até 1- 6L/min  A cada 1L soma 3-4% na FiO Valores de fluxo altos causam desconforto.

  • A máscara de Venturi utiliza o principio de Bernoulli, do aprisionamento de ar (aprisionando o ar como um vácuo), o que propicia um alto fluxo de ar com o enriquecimento de oxigênio controlado. Para cada litro de oxigênio que passa através de um orifício de jato, uma proporção fixa do ar ambiente será arrastada. O excesso de gás deixa a máscara através de duas portas de expiração, carregando com ele o dióxido de carbono expirado. Esse método permite que uma concentração de oxigênio constante seja inspirada, independentemente da profundidade ou frequência da respiração. 

    As máscaras de Venturi permitem que o fluxo de oxigênio penetre na mascara facial através de um orifício, misturando-o com o ar ambiente para fornecer uma concentração desejada. Estas Máscaras precisam estar bem ajustadas à face, para se obter o resultado desejado.

  •  Cânula nasal deve ser conectada a uma fonte de oxigênio umidificada com uma taxa de fluxo de até 6 L/min (24 a 40% de oxigênio). As taxas de fluxo iguais ou superiores a 4L/min têm efeito de ressecamento da mucosa.

  • Máscara de Venturi: 4-8 L/min.