Questão > Para levar em conta a inflação na análise de um projeto de investimento, o procedimento correto é: a) usar fluxos de caixa projetados e ajustados pela inflação estimada e descontá-los à taxa determinada nas condições correntes de mercado.
A metodologia clássica da teoria de finanças para determinar o valor econômico de uma empresa, com base no FCD (Fluxo de Caixa Descontado), é formada pelos seguintes fatores fundamentais: a) Fluxo de Caixa projetado; b) taxa de desconto ou taxa requerida de retorno; c) período de tempo das projeções; d) risco.
38 - As estimativas de fluxos de caixa futuros e a taxa de desconto devem refletir premissas consistentes sobre aumentos de preço devido à inflação geral. Portanto, se a taxa de desconto incluir o efeito dos aumentos de preço devido à inflação geral, os fluxos de caixa futuros devem ser estimados em termos nominais. Se a taxa de desconto excluir o efeito de aumentos de preço devido à inflação geral, os fluxos de caixa futuros devem ser estimados em termos reais, porém devem incluir aumentos ou futuras reduções de preços específicos.[RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.110/07 _ item 38 das NBC T 19 – ASPECTOS CONTÁBEIS ESPECÍFICOS]
Tratando-se principalmente da economia brasileira, é necessário incluir-se a inflação nas decisões de investimento como um fator de maior risco. Os problemas mais relevantes da inflação são a dificuldade em prever os seus valores e maior complexidade em considerá-la tecnicamente no processo de análise. Dentro da influência da inflação sobre a análise de investimento, a sua inclusão é tratada na definição da taxa de desconto a ser utilizada na avaliação dos benefícios e, mais intensamente, sobre os resultados de caixa gerados no tempo.