Trata-se de questão que avalia conhecimentos sobre análise sensorial, sendo necessário identificar corretamente um teste discriminativo.
Testes discriminativos indicam se existem ou não diferenças entre amostras analisadas. Podem ser empregados em controle de qualidade, desenvolvimento de novos produtos e para avaliar precisão e confiabilidade dos provadores.
Vamos a análise das alternativas:
A) ERRADO – o teste de aceitação é um método sensorial AFETIVO, que avalia o quanto o provador gosta ou desgosta de um produto.
B) CERTO – o teste duo-trio é um teste DISCRIMINATIVO, eficaz para comparar diferentes amostras. Neste teste, o julgador recebe três amostras (uma amostra padrão e outras duas distintas) e deve tentar identificar qual é a amostra idêntica ao padrão.
C) ERRADO – o teste de preferência é um método sensorial AFETIVO, que avalia o grau de preferência entre um produto comparado a outro produto.
D) ERRADO – o método do índice de qualidade é utilizado para controle da qualidade do frescor de pescado. Baseia-se na avaliação visual e olfativa dos principais atributos do peixe cru, por meio de um sistema de pontuação de demérito. Quanto menor a pontuação, mais fresco é o peixe avaliado.
E) ERRADO – a análise descritiva quantitativa, é, como diz o nome, um método sensorial descritivo que tem como princípio avaliar os atributos sensoriais de um produto, como por exemplo sabor, aroma, textura e cor.
Gabarito do Professor: LETRA B.