SóProvas


ID
4845559
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Fonoaudiologia
Assuntos

Paciente, mulher, internada em unidade de terapia intensiva, idade de 53 anos com quadro de ceratoconjuntivite seca, apresenta os seguintes sintomas e manifestações: fissuras em mucosa oral, candidíase oral, xerostomia, dificuldade em mastigar e deglutir alimentos sólidos. A equipe médica refere que está em investigação um quadro de doença autoimune.

Diante dessas características, o fonoaudiólogo pode suspeitar de

Alternativas
Comentários
  •   “(...) Paciente, mulher, internada em unidade de terapia intensiva, idade de 53 anos com quadro de ceratoconjuntivite seca, apresenta os seguintes sintomas e manifestações: fissuras em mucosa oral, candidíase oral, xerostomia, dificuldade em mastigar e deglutir alimentos sólidos. A equipe médica refere que está em investigação um quadro de doença autoimune.”

     A Síndrome de Sjögren (SS) é uma doença auto-imune que se caracteriza principalmente pela manifestação de secura ocular e na boca associadas à presença de auto-anticorpos ou sinais de inflamação glandular. Algumas células brancas (chamadas de linfócitos) invadem vários órgãos e glândulas, principalmente as glândulas lacrimais e salivares, produzindo um processo inflamatório que acaba por prejudicá-los, impedindo suas funções normais.

     Seu acometimento é maior em mulheres de meia-idade e idosos.

     Dentre as várias causas, a Síndrome de Sjögren é a doença sistêmica que mais compromete a saliva. Sua condição autoimune provoca a inflamação crônica das glândulas salivares, com ocorrência de desordem nos componentes químicos, provocando alteração quantitativa e qualitativa da saliva, sendo a xerostomia a principal manifestação dessa síndrome. A secura bucal pode atingir a mucosa oral como um todo, porém, os sujeitos podem referir acometimento do sintoma em estruturas como lábios e orofaringe. A ocorrência do sintoma pode ser contínua, com períodos de desconforto considerável.

    E