SóProvas


ID
4845562
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Fonoaudiologia
Assuntos

Na reabilitação das disfagias orofaríngeas, para aumentar o input sensorial em desordem da deglutição como na disfunção cricofaríngea, a melhor consistência alimentar a ser oferecida é a

Alternativas
Comentários
  • A propulsão pobre da língua atrasa o reflexo de início da deglutição faríngea e reduz a peristalse faríngea (disfagia).

    A disfunção cricofaríngea é o distúrbio na deglutição localizado no esfíncter esofágico superior (EES = músculo cricofaríngeo). Tal distúrbio pode ocorrer em virtude das seguintes razões: uma doença no nervo central ou periférico, uma doença muscular, cirurgia prévia de pescoço ou idiopatia. A acalasia do cricofaríngeo é um distúrbio de motilidade em que o EES não se relaxa durante a deglutição, ocorrendo disfagia intermitente e aspiração.

    Os sintomas incluem sensação de engasgo de um a dois segundos após a deglutição, dificuldades com sólidos e líquidos, rouquidão, tosses recorrentes, aspiração, regurgitação nasal e episódios recorrentes de pneumonia.

    Terapia fonoaudiológica da deglutição: Existem descritos na literatura duas abordagens básicas dessa técnica. Na primeira estão as chamadas terapias facilitadoras, ou seja, aquelas desenvolvidas para melhorar a fisiologia da deglutição. Por outro lado, as chamadas terapias compensadoras visam exercer controle externo sobre o processo da deglutição. As terapias posturais podem eliminar a aspiração em até 50% dos casos.

    A técnica fonoaudiológica indicada para contração faríngea fraca e diminuição na abertura cricofaríngea utiliza consistência líquida, menor resistência ao fluxo alimentar e manobra de Mendelsohn.

    A