SóProvas


ID
4847053
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Qual vacina normalmente é contraindicada durante a gravidez, mas pode ser aplicada em gestantes em situações nas quais o risco de infecção supera os riscos potenciais da vacinação?

Alternativas
Comentários
  • Febre amarela. Se for lactante com criança menor que 6 meses, suspender aleitamento por 10 dias.

    (Segundo o calendário vacinal de 2020)

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre imunização.

    A vacina que normalmente é contraindicada durante a gravidez, mas pode ser aplicada em gestantes em situações nas quais o risco de infecção supera os riscos potenciais da vacinação é a Febre Amarela (Letra D). O motivo da contraindicação é por ser constituída de vírus vivo. Porém, em situações em que o risco de ficar doente por exposição é grande, a vacina pode ser indicada.

    A) Essa alternativa poderia ser considerada como correta, pois a vacina do HPV é contraindicada para gestantes, pois
    ainda não existem estudos científicos suficientes que garantam a segurança da vacinação para grávidas.

    B) Incorreto. A vacina de Influenza é indicada para gestantes. Normalmente elas estão nos grupos prioritários de imunização.

    C) Incorreto. Gestantes podem e devem vacinar contra Hepatite B caso o esquema não esteja completo.

    D) Correto.


    Resposta do Professor: O concurso considerou a alternativa D. Porém a questão é passível de anulação pois a alternativa A e D são consideradas corretas. 
  • A vacina febre amarela não está indicada para gestantes e mulheres que estejam amamentando, devendo a vacinação ser adiada até a criança completar 6 meses de idade. Na impossibilidade de se adiar a vacinação, deve-se avaliar o benefício pelo risco. Em caso de mulheres que estejam amamentando e receberam a vacina, o aleitamento materno deve ser suspenso preferencialmente por 28 dias após a vacinação (com um mínimo de 15 dias).

    -Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação, 2020