Harvesting -Técnica utilizada por spammers, que consiste em varrer páginas Web, arquivos de listas de discussão, entre outros, em busca de endereços de e-mail.
Pharming - Tipo específico de phishing que envolve a redireção da navegação do usuário para sites falsos, por meio de alterações no serviço de DNS.
Adware - Do inglês Advertising Software. Tipo específico de spyware. Programa projetado especificamente para apresentar propagandas. Pode ser usado de forma legítima ou maliciosa.
DDoS - Do inglês Distributed Denial of Service. Ataque de Negação de Serviços Distribuídos. Um conjunto de máquinas infectadas enviam requisições para uma determinada máquina/servidor visando derrubar o serviço dela causando sobrecarga.
FONTE: Cartilha de Segurança
#PegaOBizu
Trata-se de uma questão sobre segurança da informação, mais especificamente sobre tipos de ataques.
O comando da questão afirma que um servidor web está recebendo um excessivo número de solicitações simultaneamente, e pergunta que tipo de ataque seria esse.
Vamos para as alternativas.
A) Errada. Harvesting, do inglês colheita, é a técnica utilizada em varrer sites, fóruns, arquivos, etc., em busca de endereços de e-mail. Não tem por objetivo causar indisponibilidade.
B) Errada. Pharming é uma técnica que tem por objetivo redirecionar o usuário para um site falso, que não é o site que ele originalmente queria acessar, isso é feito através de alterações no DNS. Não é o caso que aconteceu nessa questão.
C) Errada. Adware é um tipo especifico de spyware que tem por objetivo não ficar monitorando o que você faz em sua máquina, e sim apresentar propagandas sem o seu consentimento. Não é o caso que aconteceu nessa questão.
D) Correta. DDoS significa Distributed Denial of Service. É um ataque que busca causar a indisponibilidade de um serviço através do envio distribuído de inúmeras requisições, essas causariam no servidor uma sobrecarga e assim a indisponibilidade do serviço.
Gabarito do Professor: Letra D.