Monitoramento da esterilização:
Monitoramento físico: observação e registro dos dados obtidos (colhidos) nos mostradores dos equipamentos, como a leitura da temperatura, da pressão e do tempo em todos os ciclos de esterilização.
Monitoramento químico: identifica apenas tempo, temperatura, pressão e vapor, entretanto, não assegura qualidade da esterilização.
Indicadores de processo - Classe I: consistem em tiras de papel impregnado com tinta termocrômica que altera sua coloração quando expostas às temperaturas e tempos suficientes.
Teste de Bowie e Dick - Classe II: específico para detectar a presença do ar residual no interior das autoclaves com bomba de vácuo. Deve ser realizado no primeiro ciclo de esterilização do dia.
Monitoramento biológico: é realizado utilizando-se tiras de papel impregnados por esporos capazes de crescer em temperaturas nas quais as proteínas são desnaturadas. Os pacotes contendo os indicadores devem ser colocados em locais onde o agente chegara com maior dificuldade, como próximo à porta, junto ao dreno e no meio da câmara. Deve ser realizado semanalmente. Utiliza-se o geobacilo esporulado Stearothermophilus. Resultados após 3hrs (3°geração) e 48hrs (2ºgeração).