SóProvas


ID
4849039
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

De acordo com o estadiamento tumor-linfonodo-metástase (TNM) para o carcinoma oral, um tumor de 5 cm em seu maior diâmetro, com metástase em um único linfonodo ipsilateral, com 3 cm em seu maior diâmetro e sem evidência de metástase à distância, apresenta classificação

Alternativas
Comentários
  • Estadiamento - sistema TNM

    T: tumor ( 0 a 4 )

    N: linfonodos (0 a 2)

    M: metastase a distancia (0 a 1)

    Quanto maior o número pior o caso...

  • Sistemas de estadiamento

    Existem diferentes sistemas de estadiamento, mas o mais comum e útil para a maioria dos tipos de cânceres é o sistema TNM.

    Sistema TNM

    American Joint Committee on Cancer (AJCC) e a União Internacional de Controle do Câncer (UICC) utilizam o sistema de classificação TNM como uma ferramenta para os médicos estadiarem diferentes tipos de câncer com base em determinadas normas. Ele é atualizado a cada 6 a 8 anos para incluir os avanços na compreensão de uma doença como o câncer. No sistema TNM, a cada tipo de câncer é atribuída uma letra ou número para descrever o tumor, linfonodos e metástases.

    A categoria T fornece informações sobre aspectos do tumor primário, como seu tamanho, quão profundamente se desenvolveu no órgão em que se originou e quanto invadiu os tecidos adjacentes:

    A categoria N descreve se o câncer se disseminou para os linfonodos próximos:

    A categoria M descreve se o câncer se disseminou (metástases) para locais distantes do corpo:

    A maioria dos tipos de câncer tem sua própria versão desse sistema de classificação, logo as letras e os números não significam sempre o mesmo para cada tipo de câncer. Por exemplo, em alguns tipos, as categorias T descrevem o tamanho do tumor principal, enquanto em outros, eles descrevem quão profundamente o tumor se desenvolveu, ou se o tumor cresceu nas estruturas adjacentes (independentemente de seu tamanho).

    Alguns tipos de câncer também têm agrupamentos especiais que são diferentes de outros. Por exemplo, existem classificações que podem ter subcategorias, como T3a e T3b, enquanto outros podem não ter uma categoria N3.

    Fonte: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/estadiamento/4795/1/