a) o paracetamol (500mg ou 750mg) é um dos mais frequentemente empregados. O mesmo atua como antiinflamatório somente em altas concentrações por ser um fraco inibidor das prostaglandinas pró-inflamatórias.
b) No caso dos procedimentos endodônticos e cirúrgicos mais invasivos que não puderem ser adiados, podem-se empregar os corticóides betametasona (0,5mg e 2,0mg) e dexametasona em dose única de 4 mg. É importante ressaltar que o uso prolongado de betametasona pode determinar baixo peso ao nascer e redução da circunferência craniana.
c) As penicilinas são os antibióticos mais indicados durante a gestação na prevenção e no tratamento de infecções maternas e intrauterinas, pois agem na parede celular. Podem ser administradas com segurança em qualquer período da gestação. A eritromicina (250mg ou 500mg), pertencente ao grupo dos macrolídeos, substitutos naturais das penicilinas de pequeno espectro em pacientes alérgicos administrada com segurança, em qualquer período da gravidez, sob forma de estearato, por não ter efeito hepatotóxico.