-
"Exemplo de uso das na Garantia da Lei e da Ordem foi o emprego de tropas em operações de pacificação do Governo estadual em diferentes comunidades do Rio de Janeiro. Também, recentemente, o uso de tropas federais nos estados do Rio Grande Norte e do Espírito Santo, devido ao esgotamento dos meios de segurança pública, para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.
As Forças Armadas também atuaram nos limites legais da GLO durante a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável do Rio de Janeiro (Rio + 20), em 2012; na Copa das Confederações da FIFA e na visita do Papa Francisco a Aparecida (SP) e ao Rio de Janeiro durante a Jornada Mundial da Juventude, em 2013; na Copa do Mundo 2014 e nos Jogos Olímpicos Rio 2016, ambos no Brasil.
Além disso, operações de GLO são adotadas para assegurar a tranquilidade e lisura de processos eleitorais em município sob risco de perturbação da ordem."
<https://www.gov.br/defesa/pt-br/assuntos/exercicios-e-operacoes/garantia-da-lei-e-da-ordem>
GABARITO: ALTERNATIVA "D"
-
O que é GLO dos militares?
Garantia da lei e da Ordem (GLO) no ordenamento jurídico do Brasil é uma operação
prevista na realizada exclusivamente por ordem do da qual autoriza o uso das forças armadas;
Ocorre geralmente nos casos em que há esgotamento das forças tradicionais de , em situações graves de perturbação da ordem;
É utilizada também para eventos de grandes proporções como o , em 2012; nas visitas do ao em 2012 e 2013; e na , em 2014;
Em 2018, Michel Temer decretou a GLO para conter a greve dos caminhoneiros no Br, após não surtir efeito na paralisação.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Garantia_da_lei_e_da_ordem#:~:text=Garantia%20da%20lei%20e%20da%20Ordem%20(GLO)%20no%20ordenamento%20jur%C3%ADdico,o%20uso%20das%20For%C3%A7as%20Armadas.
--
Gabarito: D
-
Diante da situação delicada, e após o Governo do Ceará solicitar, o Governo Federal acatou o pedido e decretou no estado a Garantia da Lei e da Ordem (GLO). Com isso, as Forças Armadas atuaram no reforço de segurança do Ceará.
A Garantia da Lei e da Ordem (GLO) é uma operação prevista na Constituição Federal realizada exclusivamente por ordem do presidente da República, da qual autoriza o uso das Forças Armadas. Reguladas pela Constituição Federal em 1999 e por um decreto de 2001, as operações concedem provisoriamente aos militares a condição de atuar com poder de polícia até o restabelecimento da normalidade.
Ou seja, as missões de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) ocorrem nos casos em que há o esgotamento das forças tradicionais de segurança pública, em graves situações de perturbação da ordem. Recentemente, houve atuação dos militares em operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), por exemplo, durante os seguintes acontecimentos:
As operações de pacificação dos morros no Rio de Janeiro.
A estabilização da situação no Espírito Santo, com a greve dos policiais, no início de 2017.
A segurança de grandes eventos, como a visita do Papa Francisco ao Brasil, em 2013, e a segurança da Conferência Rio+20.
Resposta: D