-
CERTO
Ferramentas SIEM: fornecem relatórios e alertas. Emitem notificações sobre violações. Respondem de forma automática e podem interromper os ataques enquanto eles ainda estão em andamento.
-
GABARITO: CERTO.
-
Certo- SIEM significa Security Information and Event Management. As ferramentas SIEM geralmente fornecem dois resultados principais: relatórios e alertas.
-
Resumindo a resposta do Marcio Martins de forma mais didática, inclusive, indico a leitura completa do comentário do colega:
Minha opinião: assunto muito importante devido ao aumento dos crimes cibernéticos no Brasil, uma vez que essa ferramenta permite que as equipes de segurança (podendo ser a própria polícia, já que os concursos para carreiras policiais estão exigindo informática em nível elevadíssimo) e TI identifiquem e rastreiem as pegadas do invasor por meio dos componentes da rede.
SIEM (Security Information and Event Management)
Fornecem 02 resultados principais: relatórios e alertas.
Relatórios exibem as possíveis atividades maliciosas e tentativas de login que não deram certo.
Alertas são acionados caso sejam detectadas atividades q violam conjunto de regras.
Benefícios:
1-Acelera a detecção de ameaças e alertas de segurança.
2-Pode interromper ataques enquanto eles ainda estão em andamento;
3-Velocidade e eficiência.
4-Ajuda equipes a reduzir a reputação potencial e os impactos financeiros de uma violação de forma mais célere.
5-Utiliza dados agregados e correlacionados para desenhar uma imagem completa dos eventos dentro dos sistemas. Isso inclui informações sobre logins, usuários, IP e fluxo de dados.
Qualquer erro, podem me notificar!
Juntos somos mais fortes.
-
Complementando o entendimento...
Explicando de forma simples, é um gerenciador de logs.
Provavelmente, você está preocupado com a segurança da informação na sua empresa e instalou um firewall, proxy, IDS (Intrusion Detection System), antivírus, etc.
Mas não adianta você instalar todas estas coisas se você não monitora, não controla os alertas e os logs.
E se você tem vários sistemas gerando logs, pode ficar confuso monitorar e gerenciar tudo.
Serviços e produtos SIEM são disponibilizados através de qualquer uma das várias arquiteturas: software instalado em um servidor local, em forma de hardware, aplicação virtual e um serviço baseado em nuvem.
Estes serviços e produtos devem servir a dois propósitos: fornecer o registo de segurança e relatórios centralizados para melhor organização, e auxiliar na detecção, análise e mitigação de incidentes de segurança.
Os três principais benefícios do SIEM são:
fonte:https://www.diariodeti.com.br/siem-gestao-de-eventos-de-seguranca/
-
As ferramentas SIEM geralmente fornecem dois resultados principais: os relatórios, que agregam e exibem incidentes e eventos relacionados à segurança; e os alertas, que serão acionados se o mecanismo de análise da ferramenta detectar atividades que violam um conjunto de regras.
-
CERTO
SIEM fornecem dois resultados principais: relatórios e alertas.
-
SIEM, normalmente, utiliza-se das técnicas IDS( passivo, pois apenas detecta e faz um alerta) e IPS( ativo, pq, além de detectar alguma inconsistência e fazer o relatório, é capaz de bloqueá-la). A forma de instalação dessas ferramentas pode ser no Host ou na rede(Net),passando a figurar com as siglas HIDS,NIDS e HIPS e NIPS.
-
Dessa tonelada de textos do Márcio, vamos extrair o q é útil.
Ferramentas SIEM fornecem dois resultados principais: relatórios, q exibem incidentes e eventos relacionados à segurança, e alertas, q serão acionados se a ferramenta detectar atividades que violam as regras.
As ferramentas SIEM possuem 1 mecanismo automatizado para gerar notificações sobre possíveis violações, e podem responder automaticamente e até mesmo interromper os ataques enquanto eles ainda estão em andamento, podendo desconectar hosts possivelmente comprometidos, minimizando o impacto de qualquer violação.
Em seguida, vem a bomba!!! A pergunta q não quer calar!!! Jamais!!!
Essas ferramentas funcionam junto a um firewall e, nesse caso, substituem os recursos IDS/IPS? Não, não substituem, Elas trabalham juntas. O SIEM é para gerenciamento de eventos.
Referência:
[1] https://seginfo.com.br/2020/09/03/o-que-e-siem-e-quais-suas-principais-funcionalidades/
-
Penso que o SIEM é um exemplo de IPS, porque eles respondem ATIVAMENTE ao acesso suspeito
-
SIEM - Ferramenta de segurança que fornece;
Relatório sobre incidentes de segurança
Alertas, se violados um conjunto de regras.
-Acelera o tempo de resposta da equipe de T.I
-Permite identificar um ataque em tempo real
-Permite rastrear o invasor por meio de componentes de rede.
-Pode responder automaticamente a ataques em andamento.
FOCO NA PF.
(Minhas anotações)
-
***Gabarito CERTO
Security Information and Event Management (SIEM) ajuda as equipes de segurança a detectar e priorizar com precisão ameaças em toda a empresa e fornece insights inteligentes, que permitem que as equipes respondam rapidamente para reduzir o impacto de incidentes.
Fonte: Site IBM
-
Esse "Em geral, " no início da questão ajuda bastante quando não se tem certeza da afirmação por completo. "Em geral, " retira o sentido de totalidade.
-
Considerando um fluxo normal, um SIEM é capaz de coletar dados de fontes heterogêneas, extrair informação importante desses dados, agregar valor de interpretação e correlação e apresentar esses dados na forma de relatórios ou informações estatísticas.