CERTO
Baseado no princípio da Verificabilidade/Testabilidade, todo requisito deve ser testável. Logo, é possível subentender, que todo requisito deve ser testa, pois se não testar como saberemos se ele foi implementado corretamente?
Verificabilidade: de forma a evitar futuras discordâncias quanto à concretização dos requisitos especificados, estes devem ser descritos de forma que seja possível verificar se foram ou não implementados.
✅Gabarito(Certo)
O teste é destinado a mostrar que um programa faz o que é proposto a fazer e para descobrir os defeitos do programa antes do uso.
O processo de teste tem dois objetivos distintos:
1 - Demonstrar ao desenvolvedor e ao cliente que o software atende a seus requisitos. Para softwares customizados, isso significa que deve haver pelo menos um teste para cada requisito do documento de requisitos. Para softwares genéricos, isso significa que deve haver testes para todas as características do sistema, além de suas combinações, que serão incorporadas ao release do produto.
2 - Descobrir situações em que o software se comporta de maneira incorreta, indesejável ou de forma diferente das especificações. Essas são consequências de defeitos de software. O teste de defeitos preocupa-se com a eliminação de comportamentos indesejáveis do sistema, tais como panes, interações indesejáveis com outros sistemas, processamentos incorretos e corrupção de dados.
O primeiro objetivo leva a testes de validação, nos quais você espera que o sistema execute corretamente usando determinado conjunto de casos de teste que refletem o uso esperado do sistema.O segundo objetivo leva a testes de defeitos, nos quais os casos de teste são projetados para expor os defeitos. Os casos de teste na busca por defeitos podem ser deliberadamente obscuros e não precisam refletir com precisão a maneira como o sistema costuma ser usado.
Fonte: Engenharia de Software - Ian Sommerville - 9° Edição.