SóProvas


ID
4852135
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue o item a seguir, a respeito de e-Mag e padrões web, sob o ponto de vista das necessidades de acessibilidade e usabilidade.


As URLs não devem funcionar sem o www, como no exemplo a seguir, para evitar erro de identificação do conteúdo do sítio (doctype).
http://site.com.br/contato

Alternativas
Comentários
  • Os navegadores atuais já reconhecem o protocolo HTTP como padrão, isso quer dizer que quando o mesmo faz uma requisição ao servidor, já inclui o http://, e o www é apenas um subdomínio, indicando redundância no propósito da requisição. Seria o mesmo que incluir um subdomínio em um endereço de e-mail como , usar o www no início então é apenas uma perda de tempo, pelo menos para mim.

  • Os navegadores que existem na atualidade já possui o protocolo HTTP de forma automática sendo desnecessário o subdomínio do www no início.

  • Q106689 Cespe 2010 : Ao se digitar o endereço de uma página da Internet, ou URL, por meio do http://, o usuário está utilizando o serviço web oferecido na Internet, ou seja, o WWW. (CERTO)

  • Conceito de URLS - Fernando Nishmura

    Uma URL é uma sequência de letras/números de fácil entendimento e lembrança. Ele está associado a um endereço de IP estático, do servidor que contém as informações. (pode ser um arquivo, uma impressora) disponível em uma rede (pode internet ou intranet). Os servidores DNS fazem a conversão do endereço IP e vice-versa. 

  • Www não é mais que um subdomínio. E sites podem funcionar com ou sem www.

    Portanto, Gab. ERRADO!

  • GABARITO: ERRADO.

  • A URL ( Uniform Resource Locator) é um endereço que identifica um site, um serviço, ou mesmo um endereço de e-mail. http://site.com.br/contato é apenas um exemplo de URL, em que os servidores DNS farão a tradução do domínio para o IP correspondente, se houver.

    Resposta: ERRADO.

  • URL é um endereço virtual utilizado na Web que pode estar associado a um sítio, um computador ou um arquivo.

    ESTRUTURA: protocolo://máquina/caminho/recurso.

    Exemplo - > https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/d5f13102-a5

    Protocolo: padrão da comunicação. Máquina: nome do computador que contém a informação. Caminho: pastas e subpastas no computador acessado. Recurso: nome do arquivo acessado.

    INCA/2010/CESPE - URL é o nome para a localização de um recurso da Internet, o qual deve ser exclusivo para aquela máquina, endereço de um sítio web ou também o endereço de correio eletrônico de um usuário. Um exemplo de URL é o endereço do Cespe na Internet: . CERTA.

    POLÍCIA FEDERAL/2018/CESPE - URL (uniform resource locator) é um endereço virtual utilizado na Web que pode estar associado a um sítio, um computador ou um arquivo. CERTA.

    DATAPREV/CESPE/2006 - ftp://www.cespe.unb.br/default.html?vacao=1 - Considerando a URL acima, julgue os itens a seguir. O host é “www.cespe.unb.br”. CERTA. Obs. em informática, host ou hospedeiro, é qualquer máquina ou computador conectado a uma rede, podendo oferecer informações, recursos, serviços e aplicações aos usuários ou outros nós na rede.

    MS/2010/CESPE - A URL (uniform resource locator) é um serviço que permite localizar páginas web da Internet por meio de uma palavra-chave. Esse recurso é utilizado para facilitar o acesso a conteúdos localizados em determinado sítio cujo nome seja desconhecido. ERRADA. Quem permite localizar páginas web da internet por meio de palavra-chave são os sites de busca, o Google por exemplo. URL é um endereço virtual. Não é rua, nem CEP, nem bairro ou tampouco uma imagem do Google Maps. Um endereço virtual é um caminho que indica onde está um arquivo, uma máquina, uma página, um site, uma pasta.

  • Assertiva E

    As URLs "não" devem funcionar sem o www, como no exemplo a seguir, para evitar erro de identificação do conteúdo do sítio (doctype). http://site.com.br/contato

  • ERRADO

    A nomenclatura www é algo a que todos nos habituamos. Porém, www não é mais que um subdomínio. E sites podem funcionar com ou sem www.

    https://www.pedrodias.net/webmaster/dominios-com-e-sem-www

  • onceito de URLS - Fernando Nishmura

    Uma URL é uma sequência de letras/números de fácil entendimento e lembrança. Ele está associado a um endereço de IP estático, do servidor que contém as informações. (pode ser um arquivo, uma impressora) disponível em uma rede (pode internet ou intranet). Os servidores DNS fazem a conversão do endereço IP e vice-versa. 

  • URL é o localizador padrão de recursos, que é o endereço de um recurso.

    O HTTP (protocolo de texto baseado em requisições e respostas) é um protocolo base para a comunicação www. É ele que transfere o conteúdo das páginas web para os navegadores.

    O HTTS utiliza a porta 80.

  • obs: www, ww2 ou ww4 NÃO é mais obrigatório

  • Pessoal, as URLS funcionam até sem o nome do site, basta apenas o IP para você acessar um site. Pra ficar simples o entendimento, o nome do site é somente uma "fantasia-apelido", ou seja, por traz do nome que você digita na barra de endereço, é na verdade um IP. Por exemplo: Quando você digita www.facebook.com o sistema "traduz/compila" esse nome e transforma em um IP para acessar o site. Porque isso? Já imaginou você ter que decorar todos os IPs dos sites que você acessa com frequência? Por isso criaram esse atalho para facilitar.

  • GABARITO: ERRADO

    Os sites irão funcionar normalmente. Eu, por exemplo, estou com o portal de notícias G1 aberto em outra aba e o endereço está assim: https://g1.globo.com/

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não pode desistir.

  • o cara que navega na net ja sabe disso! Só digitar em seu navegador "google.com" e a mágica esta feita!

  • PMCE 2021

  • GABARITO ERRADO.

    --- > URL (uniform resource locator) é um endereço virtual utilizado na Web que pode estar associado a um sítio, um computador ou um arquivo

    -- > URL ( localizador de recursos uniformes): designa os endereços dos recursos na internet.

    I) Exemplo de url: https://outlook.live.com/owa/

    WWW: World Wide Web (WEB ou WWW) É FACULTATIVO, NÃO HÁ NECESSIDADE DE USAR PARA REQUISITAR UM ENDEREÇO NA WEB.

  • normalmente os servidores de mail e hipertexto recebem o sinônimo (aperido) de "mail" e "www" respectivamente para facilitar a localização. Assim, o prefixo mail e www indicam, respectivamente os servidores de mail e hypertextos. Esta especificação não é apenas uma recomendação e não a obrigatoriedade. Assim, nem todo servidor de Web tem o prefixo www.

  • ERRADO, NÃO SE DEVE UTILIZAR O HTTP PARA FILTROS!

  • Os servidores remotos armazenam arquivos, da mesma forma que os dispositivos locais.

    Para acessarmos uma informação armazenada em um servidor, precisamos saber qual é o seu endereço.

    O endereço URL (Uniform Resource Locator) é o endereço de um recurso na rede, formado por quatro partes: protocolo://máquina/caminho/recurso

    O protocolo é o padrão para a transferência dos dados do servidor para o dispositivo.

    A máquina é a identificação do servidor (que geralmente é o nome da empresa) que armazena a informação solicitada.

    O servidor poderá oferecer diversos recursos para acesso do usuário. O prefixo www é um deles. É o serviço multimídia do servidor, que entrega recursos multimídia (documentos, imagens, músicas e vídeos) para o solicitante. O prefixo www é padrão, e quando não é informado nenhum serviço no endereço URL do servidor, é assumido o prefixo www.

    Outro serviço que o servidor pode oferecer é de correio eletrônico. O prefixo mail será usado para identificar o servidor de e-mails de uma empresa.

    Como as informações são arquivos, eles são organizados em pastas/diretórios, que serão identificados no endereço URL pela parte caminho.

    O recurso é o nome do arquivo que estamos acessando.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Hoje em dia nem o .com se coloca mais, é só o nome do que quer e o google que lute hahaha

  • Hoje em dia nem o .com se coloca mais, é só o nome do que quer e o google que lute hahaha

  • Os servidores remotos armazenam arquivos, da mesma forma que os dispositivos locais.

    Para acessarmos uma informação armazenada em um servidor, precisamos saber qual é o seu endereço.

    O endereço URL (Uniform Resource Locator) é o endereço de um recurso na rede, formado por quatro partes: protocolo://máquina/caminho/recurso

    protocolo é o padrão para a transferência dos dados do servidor para o dispositivo.

    máquina é a identificação do servidor (que geralmente é o nome da empresa) que armazena a informação solicitada.

    O servidor poderá oferecer diversos recursos para acesso do usuário. O prefixo www é um deles. É o serviço multimídia do servidor, que entrega recursos multimídia (documentos, imagens, músicas e vídeos) para o solicitante. O prefixo www é padrão, e quando não é informado nenhum serviço no endereço URL do servidor, é assumido o prefixo www.

    Outro serviço que o servidor pode oferecer é de correio eletrônico. O prefixo mail será usado para identificar o servidor de e-mails de uma empresa.

    Como as informações são arquivos, eles são organizados em pastas/diretórios, que serão identificados no endereço URL pela parte caminho.

    recurso é o nome do arquivo que estamos acessando.

  • Acertei pq lembrei da globo.com

  • Minha contribuição.

    É possível filtrar sua pesquisa procurando apenas em partes específicas:

    INURL -> Busca no endereço;

    INTITLE -> Busca no título;

    INTEXT -> Busca no corpo do documento;

    INACHOR -> Busca nos marcadores.

    Fonte: QC

    Abraço!!!

  • foi na mosca ! lembrei-me do SAMBA PORNO.COM

  • Errada

    Os sites podem funcionar sem o WWW

  • Cada coisa estranha, fico até com medo de colocar as respostas. OHHH vida bandida é essa de concurseiro.

  • Gab: Errado

    As URLs não devem funcionar sem o www, como no exemplo a seguir, para evitar erro de identificação do conteúdo do sítio (doctype). http://site.com.br/contato

    Podem sim!

  • Essa é pra nao zerar !

  • www é uma pasta que é criada pelo desenvolvedor do site, nela são inseridos todos os conteúdos de programação dos sites. A utilização ou não do www irá depender do servidor onde o site está hospedado.

  • Uma coisa é não precisar mais digitar www, já que os navegadores ja possuem tal protocolo, outra coisa é oficialmente funcionar sem o www. Questão passível de recurso na minha opinião!

  • Gabarito: Errado

    O "www" é nada mais que um subdomínio, ou seja, é apenas um nome para identificar que aquele site faz parte da web mundial. Podemos entender isso melhor quando olhamos para sites que possuem subdomínios diferentes, como por exemplo: https://questoes.grancursosonline.com.br

    No exemplo acima, o subdomínio usado foi "questoes", isso permite que o desenvolvedor crie várias páginas utilizado o mesmo domínio identificando esses subdomínios de formas diferentes.

  • Essa eu n erro não kk

  • Sobre o EMAG citado na questão:

    O Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG) tem o compromisso de ser o norteador no desenvolvimento e a adaptação de conteúdos digitais, garantindo o acesso a todos.

    As recomendações do eMAG permitem que a implementação da acessibilidade digital seja conduzida de forma padronizada, de fácil implementação, coerente com as necessidades e em conformidade com os padrões internacional.

    O eMAG foi desenvolvido em 2004 baseado no estudo de 14 normas existentes em outros países acerca de acessibilidade digital.

  • As URLs não devem funcionar sem o www, como no exemplo a seguir, para evitar erro de identificação do conteúdo do sítio (doctype). http://site.com.br/contato

    URL – Uniform Resource Locator.

     É um endereço que identifica um site, um serviço, ou mesmo um endereço de e-mail.

    URL ( localizador de recursos uniformes): designa os endereços dos recursos na internet.

    I) Exemplo de url: https://outlook.live.com/owa/

    WWW: World Wide Web (WEB ou WWW) É FACULTATIVO, NÃO HÁ NECESSIDADE DE USAR PARA REQUISITAR UM ENDEREÇO NA WEB.

    o   http: - protocolo

    o   www – pasta

    o   site.com.br – domínio

    DOMÍNIO

    É o nome registro de um site para que possa ser acessado por meio da internet. Também pode ser dividido em três partes.

    Site:

    É o próprio nome do site que se deseja registrar.

    .com: Compete ao registro .br, essa informação diz respeito ao ramo de atividade a que destina o domínio, mas não garante qual a real finalidade do site.

    .br: Indica que o site está registrado no conjunto de domínio do brasil, que é administrado e regulamentado pelo registro .br, componente do CGI (comitê gestor de internet no Brasil).

    É possível filtrar sua pesquisa procurando apenas em partes específicas:

    INURL -> Busca no endereço;

    INTITLE -> Busca no título;

    INTEXT -> Busca no corpo do documento;

    INACHOR -> Busca nos marcadores.

  • GAB.: ERRADO.

    Simples e objetivo:

    Antigamente era obrigatório, hoje não. O próprio HTTP já está direcionando para o conteúdo web.

  • Para acessarmos uma informação armazenada em um servidor, precisamos saber qual é o seu endereço.

    O endereço URL (Uniform Resource Locator) é o endereço de um recurso na rede, formado por quatro partes: protocolo://máquina/caminho/recurso

    GAB: ERRADO

  • Vai direto

  • Simples e fácil. Pão pão queijo queijo.

  • "quando não é informado nenhum serviço no endereço URL do servidor, é assumido o prefixo www." fonte: Qconcursos

  • Melzinho na Pepeta #bondedoxandao

  • URL (Uniform Resource Locator) ou Localizador-Padrão de Rceursos

    protocolo://domínio:porta/caminho/recurso?querystring#fragmento (PDPCRQF Adamastor diz: - "PeiDei ProCêR". Severino responde: - Que Fdp!!". Adamastor e Severino moram num povoado e não fazem a mínima ideia do que seja uma URL).

    Domínio (ou máquina): o servidor que disponibiliza o documento ou recurso.

    Porta: ponto lógico no qual pode ser feita a conexão com o servidor. Ela é opcional!

    Caminho: especifica o local onde se encontra o recurso dentro do servidor

    Query String: conjunto de parâmetros a ser enviado ao servidor. Usado p/ localizar, filtrar ou mesmo criar o recurso. É opcional!

    Identificador de Fragmento: refere-se a uma parte/posição específica dentro do recurso. É opcional!

    O www é um subdomínio e não é mais obrigatório, apesar de que no passado já foi compulsório.

    www.qconcursos.com é um domínio com nome de domínio qconcursos. O ".com" é o final do domínio (ou TLD - Top Level Domain) . Essa parte do domínio indica a categoria a qual pertence.

  • As URLs podem funcionar sem o www, como no exemplo a seguir...

    Gab. Errado!

  • Pessoal, não vamos perder tanto tempo colocando comentários gigantescos. Sejamos objetivos.

  • QUESTÃO FACIL NINGUEM RECLAMA KKKKKKKKKKKKK

  • CESPE não diminui a capacidade da informatica de ser versátil

  • gab e

    nao precisa de www vide FTP

  • Os navegadores atuais já reconhecem o protocolo HTTP como padrão, isso quer dizer que quando o mesmo faz uma requisição ao servidor, já inclui o http://, e o www

  • Ai vc olha pra cima e vê isso: https://qconcursos.com/ kkkkk

  • essa foi boa kkkkkk

  • que dizer o www foi "aposentado".

  • Olha para a URL desse site que vc está respondendo e vê se tu achas o "WWW"

  • A única coisa que importa em uma URL é o domínio, o restante é acessório:

    Protocolo ou esquema: // DOMÍNIO /porta /caminho

    Gab: Errado.

  • Não me lembro da época que usei o "www" para acessar algum site. Hoje basta digitar qconcursos.com; youtube.com e tchau

  • GAB: Errado

  • Errado.

    Hoje em dia, ao criar um site, utiliza-se configurações de DNS que permitem que o site seja acessado sem a digitação do www.

  • não é obrigatorio

  • não é obrigatorio